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Melhora acesso ao litoral norte
DAS REGIONAIS
Algumas medidas estão sendo
programadas para garantir menos estresse ao motorista que espera ser recompensado pelas
praias e belas paisagens que despontam nas curvas da Rio-Santos.
É o caso da rodovia dos Tamoios, principal acesso ao litoral
norte e que que faz a ligação entre
o sistema Ayrton Senna-Carvalho
Pinto e Caraguatatuba.
Até chegar ao trecho da serra, o
veranista encontrará um movimento razoável, mas terá de reduzir a velocidade devido às curvas
muito fechadas.
Mas poderia ser pior se as obras
de melhoria nesse trecho não fossem entregues agora, no próximo
dia 15 de dezembro.
São 19 km de extensão -2,4 km
de duplicação, 16,6 km de implantação de terceiras faixas e de acostamentos e 2,4 km de ciclovias.
No último Natal, o fluxo na descida era de 17 carros por minuto.
Em dias normais, a média é de 13
carros no mesmo período.
Esse trecho deverá ficar menos
congestionado para o motorista
trafegar a partir de 15 de dezembro, quando está prevista a entrega das obras.
As obras na Tamoios, porém,
chegam com meses de atraso. O
cronograma inicial do governo do
Estado era entregar a rodovia em
abril deste ano, mas a queda na
arrecadação acabou reduzindo o
ritmo das obras.
Bertioga
Em dezembro também ficam
prontas as obras de melhoria e recuperação de 56,6 km da rodovia
Manoel Hyppólito Rêgo, no trecho entre Monte Cabrão, Bertioga
e Boracéia. O prazo inicial para a
conclusão dessas obras era fevereiro de 2004.
A Folha entrou em contato com
a Dersa (Departamento Rodoviário S.A.) para recolher dados sobre o sistema Ayrton Senna-Carvalho Pinto, mas o departamento
alegou, por meio de sua assessoria
de imprensa, que ainda não havia
reunido os dados da Operação
Verão, que será implantada no
próximo dia 12.
Dutra
Como na temporada passada, a
NovaDutra pretende posicionar
seus cem carros em pontos estratégicos da via Dutra, como no trecho próximo a Guarulhos e próximo aos entrocamentos com a Tamoios e a Oswaldo Cruz.
"São trechos em que o motorista vem trafegando pelo acostamento para acessar a entrada ou
vem em alta velocidade pela pista
da esquerda. Por isso, os acidentes nesses pontos são frequentes",
afirma Marcos Rodrigues Brunelli, 36, coordenador de tráfego da
regional de São Paulo da
NovaDutra.
Segundo ele, não há aumento
no número de ocorrências, mas
sim nas suas características, já
que, na alta temporada, é maior o
número de carros de passeio em
vez dos comerciais, que trafegam
durante a semana.
"A maior parte é de colisão traseira, do pessoal que não vê a hora
de sair de São Paulo e anda em alta velocidade, grudado no carro
da frente", afirma o coordenador
de tráfego da NovaDutra.
De dezembro do ano passado
até janeiro deste ano, 25,5% dos
715 acidentes foram de colisão
traseira.
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