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Trânsito no almoço iguala o rush da manhã
Com rodízio de caminhões nas marginais, lentidão ontem em SP às 9h30 foi de 34 km, perto dos 33 km das 11h e dos 29 km das 12h
Dados sugerem tendência de acentuar o "espalhamento" do trânsito ao longo do
dia, iniciado com o rodízio
de automóveis em 1997
RICARDO SANGIOVANNI
ALENCAR IZIDORO
DA REPORTAGEM LOCAL
Nos três primeiros dias do
rodízio para caminhões nas
marginais, o paulistano enfrentou, próximo à hora do almoço,
engarrafamentos semelhantes
aos do tradicional horário do
rush da manhã. Ontem, São
Paulo teve 34 km de congestionamento às 9h30, próximo aos
33 km das 11h e aos 29 km do
meio-dia. No geral, porém, a
lentidão foi inferior à do mesmo período de 2007.
Um mês após o aumento das
restrições aos caminhões no
centro, os dados sugerem uma
tendência apontada por alguns
especialistas: a de que a lentidão das 10h às 17h se torne cada
vez mais próxima à dos horários de pico -até devido à proibição dos caminhões no rush.
Entretanto, os técnicos ressalvam que ainda é cedo para tirar conclusões. "Julho é um
mês atípico, de férias e viagens.
O grande teste será o mês de
agosto", diz o consultor de
transportes Jaime Waisman.
O chamado "espalhamento"
do trânsito -iniciado em 1997,
com a implantação do rodízio
para os automóveis- deve se
acentuar ainda mais a partir de
amanhã, quando os caminhões
pequenos só poderão fazer entregas na região central das 10h
às 16h ou das 21h às 5h. Será a
última medida do pacote da
gestão Gilberto Kassab (DEM)
para combater os congestionamentos, às vésperas da eleição.
Ontem, o trânsito ao longo
do dia foi 43% menor que o das
quartas-feiras de julho de 2007,
segundo a CET (Companhia de
Engenharia de Tráfego). O número de multas caiu: foram
525, contra 623 anteontem e
759 na segunda-feira.
Nas principais vias do rodízio, a redução da lentidão durante o dia ontem chegou a 36%
na marginal Tietê e 56% na
marginal Pinheiros e na avenida dos Bandeirantes, na comparação com a primeira quarta-feira de agosto de 2007.
O consultor em trânsito Luís
Antonio Seraphim, que já foi
técnico da CET, diz que será
"inevitável" a expansão de congestionamentos no restante do
dia. Para o técnico, porém, essa
"democratização do trânsito"
ao longo do dia é positiva, mas
temporária. "A tendência é que
os espaços sejam tomados pelos próprios automóveis."
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