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Governo adia punição aos planos de saúde que ignoram prazos
Operadoras que não cumprirem tempo mínimo para atendimento só irão sofrer sanção da ANS após julho
Agência que regula o setor diz que tem de fazer nova pesquisa sobre o desempenho das empresas do setor
As operadoras de planos de saúde que descumpriram prazos de atendimento de consultas entre dezembro e março deste ano não serão punidas com a suspensão das vendas para novos clientes.
A medida foi anunciada ontem pelo governo.
O ministro Alexandre Padilha (Saúde) afirmou, em audiência pública no Senado, que esse monitoramento, realizado entre 19 de dezembro e 18 de março, incorporou a análise de novos dados e que, para que haja a suspensão, é necessária a soma de dois períodos de monitoramento com os mesmos critérios, o que irá ocorrer em julho.
Segundo a ANS, a avaliação das operadoras se embasa em dois critérios: comparando-as entre si, dentro do mesmo segmento e porte, e avaliando evolutivamente seus próprios resultados.
Até dezembro do ano passado, a ANS levava em consideração a demora no atendimento dos usuários em consultas médicas para punir os planos de saúde.
Desde então, a ANS também passou a analisar o tempo para exames e cirurgias, negativa de cobertura, rol de procedimentos, carência, rede de atendimento, reembolso e autorização para os procedimentos médicos.
OUTROS SERVIÇOS
O ministro disse que a não punição das operadoras neste mês não as beneficia. "Pelo contrário. Vai melhorar ainda mais o aprimoramento porque nós incorporamos, além do prazo de atendimento, outras negativas."
Segundo o ministro, das 29 operadoras suspensas no último monitoramento, 17 continuam proibidas de vender planos porque não melhoraram o atendimento.
"O que queremos é estimular a reclamação, que o usuário comunique a ANS. A queixa registrada pelo usuário é decisiva para o controle de qualidade que é preciso ser feito nos planos de saúde", disse o ministro.
Para fazer uma reclamação à ANS, o cliente pode acessar o site www.ans.gov.br ou ligar para o 0800-701 9656.