Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Enem deste ano tem recorde de inscrições

Prazo para pagar taxa de R$ 35 acaba amanhã

DE BRASÍLIA DO RIO

Apesar de falha momentânea ontem no sistema de inscrição, a edição deste ano do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) teve número recorde de candidatos.

Até a tarde de ontem, 6,8 milhões de estudantes haviam se inscrito na prova.

O prazo para cadastro se encerrou ontem às 23h59, mas o aluno tem até amanhá para pagar a taxa de inscrição, de R$ 35.

No Enem 2012, o total de inscritos foi de 6,4 milhões, número que caiu para 5,79 milhões de candidatos após o fim do prazo para pagamento.

A isenção da taxa de inscrição é garantida a concluintes do ensino médio da rede pública e a estudantes cuja família tenha renda per capita de até 1,5 salário mínimo.

Na madrugada de ontem, o site do Enem exibiu mensagem de que as inscrições estavam encerradas, o que provocou confusão entre os internautas que tentavam iniciar o processo.

'PROBLEMA PONTUAL'

De acordo com o Ministério da Educação, a falha durou 15 minutos e, nesse período, era possível fazer a matrícula, apesar do erro de informação. Entre 0h e 1h da madrugada de ontem, pouco mais de 8,2 mil pessoas conseguiram realizar a inscrição.

"Foi um problema pontual, específico no cadastramento. Nesse momento [à tarde], não temos dificuldade alguma no sistema. Tudo está funcionando normalmente", disse o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, que participou ontem de evento no Rio.

O MEC disse que a falha não foi motivada por invasão do sistema. Durante o dia, estudantes relataram, em redes sociais, lentidão no processo --a pasta registrou ontem uma média de 700 inscrições por minuto.

Na edição do Enem 2012, houve falha no site do Sisu, sistema que oferece vagas em instituições públicas de educação superior a partir do desempenho no Enem.

O problema durou sete minutos --nesse período, alguns candidatos puderam acessar o perfil de outros estudantes.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página