Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Cadê a praia?

Nível do mar sobe e ondas são mais altas, diz estudo da USP

DO ENVIADO AO LITORAL NORTE

Um estudo do professor de engenharia da USP Paolo Alfredini aponta não só que o nível do mar está subindo como a intensidade das ondas também é maior.

Para ele, esse é um dos causadores da erosão. O pesquisador analisou marégrafos de cinco pontos espalhados pelo país -Cananeia, Santos, Ubatuba, Recife e Belém- e constatou o aumento.

Nos cálculos dele, Santos, por exemplo, teve aumento do nível médio em cerca de 4 centímetros por década, entre 1976 e 2007. Em Recife, entre 1947 e 1987, o aumento foi de 5,2 centímetros por década.

Em outro estudo, ele constatou que a altura das ondas aumentou em 20% entre 1957 e 2002. Com isso, o impacto provocado por elas aumentou, ajudando a arrancar mais areia das praias.

De acordo com o engenheiro Roberto Teixeira Luz, do IBGE, nem sempre é o mar que está subindo, mas a crosta terrestre que pode estar afundando. Isso pode ocorrer por vários motivos, entre eles falhas geológicas ou afundamento do solo por conta da retirada de água do lençol freático.

Para o pesquisador Dieter Muehe, a elevação do nível do mar não é necessariamente a maior culpada.

Estudos feitos em 16 Estados mostram que é comum no litoral a construção de barragens nos rios. Com isso, os sedimentos fluviais que são carregados até as praias passam a não chegar, diminuindo o volume de areia que deveria reabastecer o estoque que é levado pelas ondas.

EROSÃO

Em Massaguaçu (Caraguatatuba), para evitar que o mar invada a rodovia Rio-Santos, rochas surgiram e mudaram o cenário. Elas formam a barreira de contenção que está sendo construída pelo DER. Deve ser finalizada até junho.

Perto dali, na praia Grande de Ubatuba, donos de quiosques contam prejuízos com o avanço do mar.

"A maré subiu e começou a castigar o muro. A água afetou uma coluna, que ruiu, e o teto veio abaixo", conta o comerciante Carlos José de Souza, 40. Após reformas, ele diz que a estrutura está preparada para a ressaca que está por vir. Em férias na praia Grande, a dona de casa Maria Angela Pereira, 59, diz que acorda com o barulho do mar cada vez mais forte.

"O mar está subindo cada vez mais. Parece que a onda está dentro do apartamento. Antigamente, a gente ouvia de longe", lembra a turista.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.