Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Marginal terá operação urbana, diz petista

Fernando Haddad afirma que ação nas duas margens do rio Tietê pode ser a mais importante da história da cidade

Projeto deve fazer parte do Arco do Futuro, plano de reforma urbana prometido durante sua campanha

DE SÃO PAULO

Fernando Haddad diz que fará uma operação urbana para revitalizar as duas margens do rio Tietê, parte do Arco do Futuro-projeto de reforma urbana que, entre outros pontos, prevê a descentralização dos polos de emprego na cidade-, sua promessa de campanha.

-

Folha - A prefeitura acabou de mandar o projeto de revisão da operação urbana Água Branca para a Câmara.
Fernando Haddad - Eu gosto do que foi mandado. As diretrizes gerais são interessantes. O Fernando de Mello Franco [futuro secretário de Desenvolvimento Urbano] está acompanhando e se identificarmos algum aperfeiçoamento que possa ser feito, nós teremos o período de tramitação na Câmara para fazê-lo.

O sr. acredita que o modelo da operação Água Branca deve ser o modelo do Arco do Futuro?
Como diretriz geral, é evidente. Agora, o Arco do Futuro tem suas especificidades. Os trechos não são homogêneos. Queremos induzir o desenvolvimento de maneira linear, para acabar com a visão blocada de cidade, de destruição de bairros. Estão prosperando os estudos da Diagonal Sul [operação urbana Mooca-Vila Carioca] e da operação Urbana Jacu-Pessego.

O sr. gosta das diretrizes para essas operações?
Na Jacu-Pessego, temos de ter mais coeficiente de aproveitamento dos terrenos e incentivo fiscal, além de obras públicas para atrair empresas. Queremos nos deter na operação Lapa-Brás. E há uma possibilidade de estender para a margem direita do rio Tietê. Uma das marcas da marginal é seu baixo aproveitamento e ter pouco morador. E é a região mais nobre da cidade [em infraestrutura].

Mas tem também problemas: enchente, cortiços, favelas...
Exatamente. Mas é a melhor infraestrutura da cidade. Podemos fazer uma grande operação urbana, ou duas. Mas podemos fazer uma grande operação com duas obras estruturantes: os enterramentos do trilho [da CPTM, ao sul] e da fiação [da Eletropaulo, ao norte]. Isso vai revitalizar todo o centro de um lado e do outro do rio. Há vários equipamentos que podem ser repensados: Anhembi, Campo de Marte, clube Tietê... A cidade nasceu ali. Você pode ter, a partir dessa configuração, talvez a maior operação urbana e a mais estruturante da história da cidade.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página