São Paulo, quarta-feira, 02 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vale negocia a compra de subsidiárias da Paranapanema

Poderão ser adquiridas a Caraíbas Metais e a Cibrafértil

DA SUCURSAL DO RIO

A Vale informou, em nota, que negocia a compra de duas mineradoras de capital nacional controladas pela holding Paranapanema. São elas: a Caraíbas Metais, focada na produção de cobre, e a Cibrafértil, que atua na área de fertilizantes.
"A Vale, como parte de sua atividade normal de análise de oportunidades de investimento, tem examinado a possibilidade de aquisição da Caraíba Metais e da Cibrafértil, empresas controladas pela Paranapanema, tendo em vista o processo de reestruturação publicamente anunciado por esta última", diz a companhia, em nota.
Segundo a Vale, o "projeto está ainda em processo de análise" e, por isso, não foi apresentada "uma proposta vinculante e efetiva de aquisição das subsidiárias" da Paranapanema, que recentemente concluiu processo de reestruturação da dívida de R$ 1,2 bilhões.
A Paranapanema controla ainda mais duas mineradoras: a Eluma (cobre) e a Taboca-Mamoré (estanho e minerais industriais). O valor de mercado da holding como um todo está na casa de R$ 1,5 bilhão.
Em comum, Vale e Paranapanema têm o principal acionista: a Previ, fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil. Na Vale, a fundação compartilha o controle com a trading japonesa Mitsui, Bradespar (Bradesco) e BNDES.
Com a aquisição, um dos objetivos, dizem especialistas, é atender à demanda do governo de ampliar a produção de fertilizantes no país.


Texto Anterior: Calçados: Setor teme que inflação gere inadimplência
Próximo Texto: Fortuna: Slim é o homem mais rico do mundo, diz site
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.