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Rede Starbucks fecha 600 lojas nos EUA
Redução, atribuída à crise econômica e à maior concorrência, deve afetar cerca de 12 mil funcionários
DA REDAÇÃO
A rede Starbucks anunciou
que irá fechar 600 de suas mais
de 7.000 mil lojas próprias nos
EUA, reflexo do menor consumo dos americanos e do processo de reestruturação por
que passa a companhia. Essa
lista inclui as cem unidades que
a empresa anunciou anteriormente que fecharia.
Segundo ela, 12 mil funcionários serão afetados pela medida
e que espera "recolocar vários
dos parceiros afetados". Ela
disse que 70% das unidades foram abertas no ano fiscal de
2006 (iniciado em outubro de
2005) e que o critério para o fechamento foi o de lojas que não
fossem lucrativas e que não deveriam atingir no futuro próximo os resultados pretendidos.
A rede disse ontem também
que diminui pela metade a sua
estimativa de novas lojas no
ano fiscal iniciado em outubro,
para menos de 200.
Questionada se essas medidas também afetariam as suas
lojas no exterior, a empresa disse que continua "a acreditar no
crescimento internacional". A
Starbucks tem 11 unidades no
Brasil -uma em Campinas e as
demais em São Paulo.
A empresa afirmou que a situação atual da economia norte-americana foi um dos fatores para a redução maior do que
a esperada no número de unidades. Além dos problemas na
economia dos Estados Unidos,
ela enfrenta aumento de concorrência, com redes como o
McDonald's investindo cada
vez mais em cafeterias.
No início deste ano, Howard
Schultz, o presidente da rede,
voltou a assumir o cargo de presidente-executivo, após resultados da empresa terem sido
considerados decepcionantes.
Ao voltar ao cargo que ocupou de 1987 a 2000, ele prometeu reduzir o ritmo de expansão de abertura de lojas nos Estados Unidos e elevar os investimentos no exterior.
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