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INFRA-ESTRUTURA
Obra na BR-101 na região Sul também terá prioridade em projetos
Portos de SP, RJ e MA serão os primeiros alvos das parcerias
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
A pressa do governo para aprovar o projeto das Parcerias Público-Privadas tem endereço definido: os portos de Santos (no Estado de São Paulo), Sepetiba (no
Rio de Janeiro) e Itaqui (no Maranhão), além de uma ferrovia entre
as cidades maranhenses de Balsas
e Darcinópolis e Estreito.
Caso as PPPs sejam aprovadas
pelo Congresso Nacional, essas
serão provavelmente as primeiras
obras objeto de parcerias entre a
União e a iniciativa privada, segundo negociações que vêm sendo coordenadas pelo chefe da assessoria econômica do Ministério
do Planejamento, Demian Fiocca.
Ele não revelou, porém, nomes de
interessados.
As obras fazem parte de uma
carteira de 22 projetos já listados
no PPA (Plano Plurianual de Investimentos). A carteira toda soma o montante de R$ 13 bilhões
de investimentos, dos quais entre
20% e 30% seriam financiados
com dinheiro público.
Outra obra considerada igualmente urgente para o escoamento
da produção nacional é da rodovia BR-101, trecho sul, entre as cidades de Florianópolis (SC) e
Osório (RS).
Por causa do atraso nas votações da lei das PPPs no Congresso, o governo decidiu destinar R$
135 milhões do Orçamento da
União de 2005 para começar as
obras no ano que vem. O gesto do
governo não exclui eventuais parcerias na obra mais adiante, de
acordo com o Ministério do Planejamento.
Safra
Os trechos de ferrovias destacados nas rodadas prévias de negociação das parcerias com o setor
privado são uma extensão da Ferrovia Norte-Sul. O principal objetivo da obra é escoar a safra de soja pelo porto de Itaqui. A Norte-Sul já transporta atualmente cerca
de 700 mil toneladas do grão. A
construção do trecho entre Estreito e Balsas tem custo estimado em
R$ 480 milhões.
O governo estima que sejam necessários investimentos de R$ 160
milhões para ampliar e recuperar
o porto de Itaqui, dos quais espera
atrair R$ 96 milhões da iniciativa
privada.
No porto de Santos, a carteira de
projetos de futuras parcerias indica a construção de avenida perimetral para aliviar o tráfego de caminhões (cerca de 5.000 veículos
por dia) até o cais. O custo estimado da obra é de R$ 500 milhões
-o dobro do custo calculado
com a construção do arco rodoviário metropolitano para o escoamento de mercadorias pelo
porto de Sepetiba.
(MS)
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