São Paulo, domingo, 05 de setembro de 2004

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INFRA-ESTRUTURA

Obra na BR-101 na região Sul também terá prioridade em projetos

Portos de SP, RJ e MA serão os primeiros alvos das parcerias

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A pressa do governo para aprovar o projeto das Parcerias Público-Privadas tem endereço definido: os portos de Santos (no Estado de São Paulo), Sepetiba (no Rio de Janeiro) e Itaqui (no Maranhão), além de uma ferrovia entre as cidades maranhenses de Balsas e Darcinópolis e Estreito.
Caso as PPPs sejam aprovadas pelo Congresso Nacional, essas serão provavelmente as primeiras obras objeto de parcerias entre a União e a iniciativa privada, segundo negociações que vêm sendo coordenadas pelo chefe da assessoria econômica do Ministério do Planejamento, Demian Fiocca. Ele não revelou, porém, nomes de interessados.
As obras fazem parte de uma carteira de 22 projetos já listados no PPA (Plano Plurianual de Investimentos). A carteira toda soma o montante de R$ 13 bilhões de investimentos, dos quais entre 20% e 30% seriam financiados com dinheiro público.
Outra obra considerada igualmente urgente para o escoamento da produção nacional é da rodovia BR-101, trecho sul, entre as cidades de Florianópolis (SC) e Osório (RS).
Por causa do atraso nas votações da lei das PPPs no Congresso, o governo decidiu destinar R$ 135 milhões do Orçamento da União de 2005 para começar as obras no ano que vem. O gesto do governo não exclui eventuais parcerias na obra mais adiante, de acordo com o Ministério do Planejamento.

Safra
Os trechos de ferrovias destacados nas rodadas prévias de negociação das parcerias com o setor privado são uma extensão da Ferrovia Norte-Sul. O principal objetivo da obra é escoar a safra de soja pelo porto de Itaqui. A Norte-Sul já transporta atualmente cerca de 700 mil toneladas do grão. A construção do trecho entre Estreito e Balsas tem custo estimado em R$ 480 milhões.
O governo estima que sejam necessários investimentos de R$ 160 milhões para ampliar e recuperar o porto de Itaqui, dos quais espera atrair R$ 96 milhões da iniciativa privada.
No porto de Santos, a carteira de projetos de futuras parcerias indica a construção de avenida perimetral para aliviar o tráfego de caminhões (cerca de 5.000 veículos por dia) até o cais. O custo estimado da obra é de R$ 500 milhões -o dobro do custo calculado com a construção do arco rodoviário metropolitano para o escoamento de mercadorias pelo porto de Sepetiba. (MS)


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