São Paulo, quinta-feira, 07 de agosto de 2008

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TV paga amplia ganhos e base de assinantes

Faturamento cresceu 24% no 1º trimestre do ano

DA REPORTAGEM LOCAL

As operadoras de TV por assinatura registraram faturamento de R$ 2 bilhões no primeiro trimestre deste ano, um crescimento de 24% em relação ao mesmo período do ano passado. Na comparação com o trimestre anterior, o aumento foi de 0,5%.
No faturamento, estão incluídos os ganhos com anúncios, que representaram 8% das receitas do setor em 2007. Estima-se que essa parcela possa atingir 15% em 2008.
A maior parte das receitas partiu da assinatura dos pacotes (55%) e do acesso à banda larga (35%).
A base de assinantes chegou a 5,4 milhões, uma expansão de 13,2% sobre o primeiro trimestre de 2007. Os clientes que passaram a usar a internet em alta velocidade via TV por assinatura saltaram de 1,34 milhão para 1,94 milhão, alta de 45%.
Apesar do crescimento da base de assinantes, os dados divulgados ontem pela ABTA (Associação Brasileira de TV por Assinatura) também mostram que 49% da base dos clientes assiste aos programas diariamente.
Segundo o Ibope, quem assiste aos programas também reduziu o tempo em frente à televisão. Entre janeiro e junho deste ano, a audiência média diária por usuário caiu de 2h04min47s para 1h57min, cerca de sete minutos a menos.
"Não há contra-senso entre a queda da audiência e o aumento da base de assinantes. TV paga não é TV aberta. A audiência não é parâmetro, especialmente para o anunciante", afirma Alexandre Annenberg, presidente da ABTA. "Estamos falando de um público segmentado. Há um canal de golfe 24 horas por dia no ar. Independentemente da audiência, esse é o canal adequado para os anúncios de fabricantes de equipamentos de golfe, por exemplo."


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