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TV paga amplia ganhos e base de assinantes
Faturamento cresceu 24% no 1º trimestre do ano
DA REPORTAGEM LOCAL
As operadoras de TV por assinatura registraram faturamento de R$ 2 bilhões no primeiro trimestre deste ano, um
crescimento de 24% em relação ao mesmo período do ano
passado. Na comparação com o
trimestre anterior, o aumento
foi de 0,5%.
No faturamento, estão incluídos os ganhos com anúncios, que representaram 8% das
receitas do setor em 2007. Estima-se que essa parcela possa
atingir 15% em 2008.
A maior parte das receitas
partiu da assinatura dos pacotes (55%) e do acesso à banda
larga (35%).
A base de assinantes chegou
a 5,4 milhões, uma expansão de
13,2% sobre o primeiro trimestre de 2007. Os clientes que
passaram a usar a internet em
alta velocidade via TV por assinatura saltaram de 1,34 milhão
para 1,94 milhão, alta de 45%.
Apesar do crescimento da base de assinantes, os dados divulgados ontem pela ABTA
(Associação Brasileira de TV
por Assinatura) também mostram que 49% da base dos
clientes assiste aos programas
diariamente.
Segundo o Ibope, quem assiste aos programas também
reduziu o tempo em frente à televisão. Entre janeiro e junho
deste ano, a audiência média
diária por usuário caiu de
2h04min47s para 1h57min,
cerca de sete minutos a menos.
"Não há contra-senso entre a
queda da audiência e o aumento da base de assinantes. TV paga não é TV aberta. A audiência
não é parâmetro, especialmente para o anunciante", afirma
Alexandre Annenberg, presidente da ABTA. "Estamos falando de um público segmentado. Há um canal de golfe 24 horas por dia no ar. Independentemente da audiência, esse é o
canal adequado para os anúncios de fabricantes de equipamentos de golfe, por exemplo."
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