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PREVIDÊNCIA
Acompanhamento pela rede facilita a obtenção de informações pelo trabalhador que pediu algum benefício ao INSS
Segurado pode checar processo pela internet
DA REPORTAGEM LOCAL
Os segurados da Previdência
Social que pediram algum benefício ao INSS (Instituto Nacional do
Seguro Social) podem verificar o
andamento dos processos pela internet. O serviço destina-se tanto
àqueles que estão para ser concedidos como àqueles que estão
sendo revisados.
Para conferir seu processo, o segurado deve acessar o site
www.previdenciasocial.gov.br,
clicar em "Serviços" e, a seguir,
em "Andamento de processos".
O segurado terá a opção de escolher entre a concessão ou a revisão do benefício. Ele terá de informar o número do benefício e clicar em "Consulta". O sistema faz
uma consulta ao banco de dados e
informa a situação do benefício.
O serviço foi criado para facilitar o acesso dos segurados à situação do benefício sem precisar ir a
uma unidade da Previdência.
Além disso, o segurado pode
manter contato com o INSS durante 24 horas, todos os dias da
semana. Para obter outros esclarecimentos o segurado pode ligar
para o PrevFone (0800-780191).
Pela internet o segurado que
mudou de endereço também pode informar ao INSS seu novo domicílio. A atualização é feita de
modo simples e rápido.
No ícone "Serviços" o segurado
pode escolher entre "Atualização
de endereço de aposentado e pensionista" ou "Atualização de endereço de segurado e pessoa física". A partir daí bastará seguir as
instruções.
Dúvidas
O INSS também criou um canal
de comunicação direta com os segurados que pretendem esclarecer dúvidas sobre assuntos relacionados à Previdência Social
(concessão de benefícios, pagamento de contribuições etc.).
Após acessar o site, o segurado
verá, no centro da tela do seu
computador, acima da inscrição
"Previdência Social", três pequenos desenhos. O do centro, que
mostra um envelope visto pela
parte de trás, corresponde ao ícone "Fale conosco".
Após clicar nesse ícone, o segurado precisa fornecer alguns dados básicos, como nome, e-mail,
endereço, além da organização e
do assunto em pauta. É fundamental, também, que o segurado
detalhe sua queixa ou dúvida para
viabilizar mais rapidamente uma
solução por parte da Previdência.
As questões levam até 30 dias, no
máximo, para serem respondidas. Se houver necessidade de
prazo maior, o INSS informa ao
segurado também por e-mail.
O serviço foi idealizado para
oferecer uma alternativa aos segurados que desejam entrar em
contato com a Previdência mas
não têm tempo disponível para ir
a uma agência do órgão.
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