São Paulo, sábado, 09 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Foco

Mantega e Meirelles estão certos sobre os preços, afirma Lula

Eric Gaillard/Reuters
O presidente Lula ao chegar à abertura da Olimpíada

DA REUTERS, EM PEQUIM

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva contemporizou a aparente divergência entre o ministro Guido Mantega (Fazenda) e o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, sobre o estágio da inflação: "Acho que os dois estão certos".
Mantega tem repetido que a inflação está caindo, depois de pressão recente relacionada aos alimentos, enquanto Meirelles afirma que o BC vai combater o problema "com vigor", indicando mais altas dos juros.
Em entrevista na embaixada brasileira em Pequim, algumas horas antes da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos, Lula disse que "a inflação chegou a cair no mundo, as commodities começaram a baixar, mas naturalmente temos que estar sempre alertas porque a crise americana não foi totalmente desvendada".
"Nós não sabemos ainda quais os efeitos dela [crise nos EUA]. Portanto, o Guido está certo e o Meirelles está certo. Precisamos estar alertas para não permitir que problemas em economias externas venham a causar problemas no Brasil."
Lula chegou à China na quarta-feira e anteontem se reuniu com o presidente chinês, Hu Jintao.
O presidente brasileiro afirmou que tanto Hu como o presidente norte-americano George W. Bush, com quem conversou na semana passada, foram receptivos à idéia de retomar rapidamente a Rodada Doha.
"A rodada não é para beneficiar EUA, Europa ou Brasil", disse. Segundo Lula, a questão entre Índia e EUA, sobre salvaguardas agrícolas, causa do colapso das negociações em Genebra, era uma "divergência menor" que poderia ser resolvida.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Brasil deve conter demanda interna, diz FMI
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.