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Indústria busca fornecedores mais próximos
DO "NEW YORK TIMES"
Quando a Tesla Motors, pioneira nos carros movidos a
energia elétrica, decidiu fazer
um veículo de luxo para o mercado americano, tinha em
mente uma cadeia de fornecedores global. Mas, quando iniciou a produção recentemente,
resolveu fazer as baterias e
montar o carro em sua sede, na
Califórnia, reduzindo em mais
de 8.000 km a conta do transporte de cada veículo."Um dos
principais motivos foi fugir dos
custos de transporte, que estão
terríveis", afirmou Darryl Siry,
vice-presidente da Tesla.
A economia mundial se tornou tão integrada que é difícil
encontrar camisetas em lojas
norte-americanas com o selo
"Made in the U.S.A". Mas a globalização pode estar perdendo
parte do inabalável poder econômico que teve nos últimos
anos. A época de petróleo barato e baixo custo de transporte
para lugares em todo o mundo
pode não voltar mais, desarranjando a lógica da cadeia difusa
de fornecedores global, que trata a geografia como uma nota
de rodapé na busca por salários
menores.
Muitos economistas afirmam que a globalização não vai
reverter seu passo mesmo se os
preços do barril de petróleo
continuarem a sua tendência
de alta. Mas vários vêem sinais
de que as empresas que quiserem manter seus preços baixos
terão que mudar parte da produção para mais perto dos seus
consumidores. Cadeias de fornecedores que atravessam o
mundo (minério de ferro brasileiro é transformado em aço na
China, que é usado na fabricação de lavadora de roupa nos
Estados Unidos) fazem menos
sentido do que há alguns anos.
Algumas empresas de eletrônicos que deixaram o México
nos últimos anos em busca de
salários menores estão retornando ao país latino-americano, porque podem diminuir
seus custos transportando por
caminhão seus produtos para
os Estados Unidos. Decisões
como essa apontam que, caso o
preço do petróleo continue subindo, poderá crescer a importância do que os economistas
chamam de "efeito vizinho":
colocar fábricas mais próximas
dos seus fornecedores e dos
seus consumidores para diminuir os custos do transporte.
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