São Paulo, domingo, 12 de janeiro de 2003 |
Próximo Texto | Índice
PAINEL S.A. Mico 1 A indústria de bens de consumo duráveis foi a que menos conseguiu repassar o aumento de custos em 2002, segundo estudo da LCA Consultores. Os custos cresceram 45,8%, enquanto seus produtos foram reajustados em 16,8%. Mico 2 O comércio sofreu um encarecimento de custos de 40,1%, e reajustou seus preços em 13%. Mas neste ano, segundo as estimativas da LCA, deve conseguir repassar mais 60% dos custos represados. Para a frente A indústria de não-duráveis foi a que fez o maior repasse: recebeu uma conta 45,2% maior dos fornecedores, mas deu o troco nos clientes, com reajustes de preços de 30,6%. Sobras Apesar das "sobras" de repasses para este ano, a projeção da LCA é de que a inflação fique em 9,2%, no atacado, pelo IGP-M, e em 9,8%, no varejo, pelo IPCA. Ajuda moderada O mercado de turismo interno conseguiu fechar o ano passado com um movimento 15% superior ao do ano anterior, segundo a Abav (associação das agências de viagens). A ajuda da desvalorização cambial foi mais forte em 1999, quando o crescimento chegou a 60%. Empreendedores A Fundação Banco do Brasil lança até fevereiro, em São Paulo e Curitiba, o seu projeto para capacitação de decasséguis. A estimativa é assessorar, neste ano, mais de 3.000 decasséguis recém-chegados ao país na abertura de seus negócios. E-mail - guilherme.barros@uol.com.br ANÁLISE Linha desocupada
A saída para as operadoras de
telefonia fixa é tentar oferecer
produtos acessíveis ao público
ainda excluído deste mercado,
avalia Carlos Rocha, da BearingPoint. Dificilmente haverá mudanças nos sistemas de reajustes
de preços do setor. Para conquistar a população com menor
poder aquisitivo e "desencalhar" os mais de 10 milhões de linhas paradas, seria necessária a
criação de alternativas mais baratas. Há mais de um ano a procura é muito inferior à oferta de
linhas. Entre as propostas em
análise no setor, apresentadas
inclusive na Anatel, está a opção
de pré-pagos na telefonia fixa.
Com um risco menor de inadimplência, os valores cobrados
poderiam ser mais acessíveis,
popularizando o serviço. Tudo
para conseguir ocupar as linhas. |
|