São Paulo, quarta-feira, 15 de abril de 2009

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Net Virtua é usado em fraude bancária

Parte dos usuários do serviço de internet foi encaminhada para página falsa do Bradesco no domingo

GUSTAVO VILLAS BOAS
DA REPORTAGEM LOCAL

Parte dos usuários do serviço de banda larga Net Virtua que tentaram entrar no site do Bradesco, no último domingo, foi remetida a uma página falsa, mesmo tendo digitado corretamente o endereço eletrônico do banco.
O site falso reproduzia com fidelidade a página verdadeira, mas pedia informações que o Bradesco não pede pela rede. O objetivo era obter dados bancários para cometer fraudes.
De acordo com a assessoria de imprensa da Net Virtua, "menos de 1%" dos assinantes de São Paulo estavam sujeitos a entrar no site.
A página falsa ficou acessível por pelo menos quatro horas e meia a partir das 19h de domingo, de acordo com o que a Folha apurou. No Orkut, em blogs e no Twitter foram publicados relatos de pessoas que entraram na página falsa.
A Net Virtua diz que "o problema foi imediatamente identificado e corrigido", sem especificar horário.
De acordo com a assessoria de imprensa do Bradesco, "o banco não teve conhecimento e nem foi reportada nenhuma ocorrência do gênero. Caso isso venha acontecer, o banco analisará caso a caso".
"O site de internet do Bradesco possui um seguro sistema de proteção e o banco adota uma rigorosa política de segurança e de privacidade para proteção das informações."
De acordo com a assessoria de imprensa da Net Virtua, o direcionamento à página fraudulenta foi um "acontecimento isolado em um servidor de DNS". Grosso modo, DNS, ou Sistema de Nomes de Domínios, em português, é o sistema responsável por traduzir o endereço de internet alfabético, que o usuário coloca no navegador, para o número que identifica o site para computadores.
De acordo com Valéria Cunha, assistente de direção do Procon-SP, pessoas que sejam lesadas por um golpe desse tipo devem acionar o banco para tentar ressarcimento.
"Nesse caso, o banco pode até ter sido vítima, mas cabe a ele garantir os mecanismos de segurança. O cliente lesado é do banco, que pode até tentar responsabilizar o Virtua ou o cliente, por negligência, mas cabe a ele o ônus da prova."


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