São Paulo, quinta-feira, 17 de novembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EMPRESAS

Presidente do grupo afirma que sairá do cargo no próximo ano; companhia adquire gigante espanhola Sidenor

Jorge Gerdau anuncia sucessão para 2006

LÉO GERCHMANN
DA AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE

O presidente-executivo do Grupo Gerdau, Jorge Gerdau Johannpeter, 68, anunciou ontem que, até o final do próximo ano, irá se afastar do cargo.
""Estamos trabalhando no processo sucessório e eu vou sair da [presidência] executiva até o final do próximo ano. É um processo de sucessão normal. Provavelmente, vou continuar trabalhando um pouco na área do Conselho [de Administração]", disse Jorge Gerdau Johannpeter.
""É um processo técnico, com apoio interno e externo. Não pretendemos fazer uma abertura desse processo", afirmou o executivo. Johannpeter disse que ainda não está definido quem será seu sucessor.
A Folha apurou que os nomes mais cotados para substituí-lo são os de Cláudio Johannpeter (seu sobrinho), 41, e André Johannpeter (seu filho), 42.
A informação a respeito do processo sucessório foi feita ontem, em uma teleconferência, na qual a empresa detalhou a compra da Corporación Sidenor, principal produtora de aços especiais, forjados e fundidos da Espanha.
A aquisição da Sidenor, no valor de 443,8 milhões (R$ 1,14 bilhão) e mais uma parte variável estimada em 19,3 milhões (R$ 49,77 milhões) a ser paga pela Gerdau no futuro, é uma parceria com o Santander e um pool de investidores espanhóis. Trata-se do ingresso da Gerdau na União Européia e de um indicativo de que será ampliado o fornecimento para a indústria automobilística.
A Sidenor atende o mercado europeu, ao qual destina 93% de sua produção, principalmente para a indústria automotiva. Os novos sócios assumirão três siderúrgicas no norte da Espanha, além da Forjanor, que tem duas unidades de produção de forja para estampa no país.
Nota da empresa relata a aquisição como "um importante canal junto aos grandes produtores automobilísticos internacionais, assim como o acesso ao know-how de produção e de gestão administrativa e industrial de um dos maiores fornecedores desse setor no mundo".
A participação social da Gerdau será de 40%, mesma fatia do grupo Santander. Os 20% restantes passam para a holding de executivos da própria Sidenor. Cada um vai pagar o valor correspondente à sua participação acionária.


Texto Anterior: Sony BMG faz recall de discos
Próximo Texto: Pecuária: Entrada de gado em SP será liberada hoje
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.