São Paulo, quarta-feira, 18 de junho de 2008

Texto Anterior | Índice

País testa cartão com leitura sem contato

DA FOLHA ONLINE

A Visa, em parceria com o Bradesco e a Visanet, lançou oficialmente um novo cartão de crédito com leitura sem contato ("contactless"). A tecnologia é semelhante à utilizada, por exemplo, nos sistemas de transportes de algumas cidades como São Paulo e Curitiba.
A novidade fica no fato de o cliente que utiliza esse cartão não precisar mais digitar senha nem inserir o cartão no aparelho usado no pagamento. Bastará deixá-lo próximo ao leitor para que o pagamento seja efetuado. A tecnologia já é utilizada em 12 países, incluindo EUA, Inglaterra e Coréia do Sul.
O projeto piloto do novo cartão -chamado de Visa payWave- durará seis meses, com o uso do cartão por 3.000 clientes do Bradesco ou funcionários do banco, da Visa e da Visanet nas lojas da rede de cafeterias Starbucks. Nesse período, o limite de compras com o novo cartão será de R$ 100. "Quando acaba esse limite, basta ao cliente fazer uma compra da forma normal para reativá-lo", disse Marcelo Noronha, diretor geral da Bradesco Cartões.
A principal função do cartão será agilizar o atendimento. "O tempo médio de fila pode cair em até 23%." O ganho de tempo fica no processo de comunicação entre o POS (aparelho que faz a transação) e o sistema do banco. "Esse processo é reduzido para apenas um segundo", disse Eduardo Chedid, vice-presidente de produtos da Visa.


Texto Anterior: Ministro promete conversor de TV digital a R$ 230 em julho
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.