São Paulo, quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

HIPERINFLAÇÃO

Alta dos preços no Zimbábue supera os 11.000.000% ao ano

DA FOLHA ONLINE

A hiperinflação do Zimbábue alcançou em junho o recorde anual de 11.200.000%, segundo dados oficiais citados pelo jornal ligado ao governo "Herald". A inflação oficial em maio foi de 2.200.000%, número que muitos analistas consideraram subestimado.
O ministro das Finanças do país, Samuel Mumbengegwi, confirmou o dado, segundo a rede americana de TV CNN, mas disse que a alta da inflação não é algo que ocorre só no Zimbábue.
"Embora nosso caso tenha se agravado pelas sanções ilegais impostas pelas potências ocidentais, a alta dos preços dos alimentos é um fenômeno mundial devido ao uso de biocombustíveis", afirmou. "Mas continuamos a lutar contra a inflação, tentando garantir que os preços cobrados sejam realistas."
Segundo analistas, os dados divulgados pelo governo sobre inflação são moderados. Na semana passada, o Kingdom Bank -um dos principais bancos do país- informou que a taxa de inflação atual no país está em mais de 20.000.000%.
A crise econômica vem acompanhada de uma paralisação política desde a controversa reeleição no fim de junho do ditador Robert Mugabe, depois de uma campanha marcada pela violência contra os opositores.
No início deste mês, as autoridades do Zimbábue decidiram proibir por um ano a exportação de determinados produtos da cesta básica, na esperança de acabar com a escassez crônica.


Texto Anterior: Política Monetária: BC do Japão mantém taxa de juros em 0,5%
Próximo Texto: Crise: Banco Lehman Brothers pode vender unidade
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.