São Paulo, segunda-feira, 21 de julho de 2008

Texto Anterior | Índice

perfil

Economista foi indicada por Thomaz Bastos

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Elizabeth Maria Mercier Querido Farina, 55, é formada em economia pela USP (1973), onde é livre-docente e professora titular desde 2000. Farina tem doutorado em economia pela mesma universidade (1983).
Assumiu a presidência do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) em 2004, após ter seu nome aprovado no Senado por 21 votos a favor e 1 contra. Ela foi indicada para o cargo pelo ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos.
Antes de assumir o cargo, prestava consultorias sobre concorrência. Publicou livros sobre o mercado de leite e laticínios no Brasil e sobre o agronegócio. Produziu artigos sobre a concorrência no mercado bancário, relação de autoridades com o Judiciário na área de concorrência, alimentos, política industrial, entre outros.
Farina defende somente intervenções do governo na iniciativa privada quando é imprescindível. Durante o processo de reestruturação e maior complexidade da economia brasileira, acredita que o papel do governo é estimular a concorrência sem a criação de custos desnecessários para empresas.


Texto Anterior: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.