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País já exporta até computadores
DA REPORTAGEM LOCAL
O nome Legend Group é quase
desconhecido no Brasil, mas a
marca está estampada em quase
30% dos computadores pessoais e
laptops existentes na China e em
grande parte dos que são vendidos no Sudeste Asiático.
O mesmo ocorre com a Haier, a
maior empresa chinesa, que tem
fábricas na Europa e nos Estados
Unidos e já domina 50% do mercado norte-americano de geladeiras de pequeno porte. Apesar de
pouco conhecida fora da China, a
Haier é a quinta maior fabricante
mundial de eletrodomésticos de
linha branca e faturou no ano passado US$ 9 bilhões.
A Legend é uma espécie de Dell
Computers do Sudeste Asiático:
utiliza chips da Intel, da mesma
forma que a companhia norte-americana, e softwares da Microsoft. Fundada há 19 anos, a empresa concentra a sua atuação na
China e em países vizinhos (com
exceção do Japão).
No ano passado, a companhia
criou uma nova marca -Lenovo-, com a qual pretende conduzir no futuro o seu plano de expansão mundial. A empresa avaliou que o nome "Legend" poderia sofrer algumas restrições de
uso em determinados países, por
ser muito difundido.
Mas, por enquanto, o foco da
empresa chinesa continuará sendo local. "O robusto crescimento
do mercado de tecnologia da informação na China oferece um
tremendo potencial de desenvolvimento", afirma o presidente e
CEO do Legend Group, Yang
Yuanqing, em declarações transmitidas pela assessoria de imprensa da companhia.
Yang ressalta, no entanto, que
considera a expansão internacional inevitável com o processo de
globalização da indústria de tecnologia da informação.
Em 160 países
A Haier e a Legend ocupam o
primeiro e o segundo lugares, respectivamente, no ranking das
maiores empresas chinesas elaborado pela "Far Eastern Economic
Review", uma publicação da Dow
Jones. Ambas são companhias
privadas, abertas (com ações na
Bolsa de Valores) e que cresceram
rapidamente desde os anos 80.
A fabricante de eletrodomésticos tem 13 fábricas fora da China,
incluindo uma nos Estados Unidos, e vende atualmente os seus
produtos em 160 países. "O objetivo da maioria das empresas chinesas é exportar produtos para
obter moeda estrangeira. Esse é
seu único objetivo. Nosso propósito ao exportar é estabelecer a reputação de nossa marca fora da
China. Nós criamos uma importante marca na China e estamos
levando essa marca ao exterior",
disse o chairman e CEO da empresa, Zhang Ruimin, à publicação McKinsey Quarterly, da consultoria McKinsey.
(CT)
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