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LUÍS NASSIF
A importância da bossa
Quando se fala em música
popular, há certa dificuldade em conceituar seus vários aspectos.
Por exemplo, gênero é um conjunto de características pelas
quais se pode classificar um tipo
de música. Samba é gênero, assim
como o baião, o coco, o maracatu.
Estilo caracteriza um modo específico de tocar. Há vários estilos
de interpretação no jazz, no samba, na valsa.
Por movimento, se entendam
atuações de grupos de músicos em
torno de determinada bandeira.
O tropicalismo foi tipicamente
um movimento, assim como a
MPB liderada por Elis Regina. A
rigor, não se prendiam nem a um
gênero nem a um estilo específico
de tocar, mas a um auê em torno
de uma bandeira.
O movimento mais completo de
todos, em minha opinião, é o
baião. Trata-se de um gênero
nordestino que, a partir da iniciativa de Humberto Teixeira e Luiz
Gonzaga, converteu-se em um
movimento competentemente
planejado e de imenso alcance
popular. A idéia inicial da dupla
era difundir a música nordestina.
Poderiam ter optado pelo coco.
Ficaram com o baião, por ser
mais fácil de tocar. A jovem guarda também foi um movimento
importante, mas sem se constituir
propriamente em um gênero.
Posto isso, o que foi a bossa nova? Foi um movimento, sem dúvida, com símbolos próprios (violão, banquinho, praia). Juntou de
forma brilhante o marketing do
Rio de Janeiro -desde a década
anterior um símbolo mundial de
mulheres bonitas e sensualidade-, casando com a contemporaneidade da classe média moderna. Virou padrão mundial de
modo de vida.
Como gênero, foi fraco -conforme tentei demonstrar na coluna passada. Gerou uma produção
insuficiente, que se esgotou em
poucos anos.
O que deixei de enfatizar -por
problemas de espaço- foi sua
importância como estilo, como
modo de tocar. E aí se está falando em João Gilberto. Seu grande
mérito foi ter desenvolvido uma
técnica de tocar na qual acabaram cabendo quase todos os gêneros musicais do país. No final dos
anos 60, além da bossa nova propriamente dita e do samba-canção, o estilo influenciou a marchinha, a marcha-rancho e a própria
valsa. Depois disso, foi responsável pelo enorme avanço da música brasileira pós-bossa nova.
Trouxe a nova harmonia para a
MPB.
Esse novo estilo de harmonia
surge a partir dos anos 40 na música norte-americana. Entra no
Brasil por meio de dois músicos
centrais: Garoto no violão e
Johnny Alf no piano. Há um conjunto de músicos norte-americanos influenciando a nova geração. Chat Baker é uma influência
clássica e reconhecida, mas há
também o violão de Barney Kessel e a voz de Julie London -conforme depoimento que me foi
prestado por Baden Powell e que
resultou em duas páginas na Folha no início dos anos 90.
À nova harmonia, João Gilberto acrescenta a batida. Ressalve-se que ele não é o pai da batida.
No lançamento de "O Balanço da
Bossa", Ruy Castro distribuiu para a imprensa uma fita com uma
gravação histórica de Garoto e
Johnny Alf, na qual o segundo reproduz a batida no piano, do
mesmo modo que Gilberto faria
depois no violão. A fita acabou
passando despercebida porque,
nela, o próprio Ruy fazia questão
de enfatizar que aquela batida
não era de bossa nova, mas de
jazz. Não era jazz: era bossa nova
pura. Ruy havia chegado ao ancestral mais antigo da batida de
João Gilberto, mas não percebeu.
Na fita, o que ele tachou de bossa
nova autêntica -uma gravação
balançadíssima de João Donato
no acordeão- era o samba sincopado, da forma como era tocada pelos conjuntos vocais dos
anos 40, cuja influência sobre
João Gilberto foi dissecada de forma brilhante no seu livro.
O fato de Johnny Alf ter criado
a batida não diminui a enorme, a
grandiosa contribuição de João
Gilberto para a música brasileira.
Graças a ele, a nova técnica se
disseminou pelo Brasil, de norte a
sul, criou um padrão de harmonia inigualável. É só conferir
Quincy Jones babando com as
harmonias de Djavan e de Dori
Caymmi, Michel Legrand dizendo que seu sonho era ser Ivan
Lins.
Foi assim que se construiu a
mais importante música popular
da atualidade.
E-mail - LNassif@uol.com.br
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