São Paulo, quarta-feira, 26 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crise dos títulos leva corretoras a se unirem

SÉRGIO RIPARDO
DA FOLHA ONLINE

A crise dos títulos da dívida brasileira já motiva fusão entre corretoras que amargaram prejuízos com os papéis do governo nas últimas semanas.
Ontem, o banco carioca Prosper anunciou que deve fechar até a próxima sexta-feira as negociações para fundir sua corretora à Equity, também do Rio.
Os detalhes da negociação não foram divulgados. Segundo reportagem publicada ontem pelo jornal "Valor Econômico", a BM&F (Bolsa de Mercadorias e Futuros) e a Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) devem comprar os títulos patrimoniais excedentes após a fusão das corretoras.
São esses títulos patrimoniais que permitem que as duas instituições negociem nas duas Bolsas. Com a união, não há a necessidade de manter o mesmo número de cotas. Essa recompra dos títulos teria de ser aprovada pelo conselho da BM&F e pelo da Bovespa.
O prejuízo das corretoras com os títulos públicos obriga algumas instituições a realizar aporte de capital para cobrir as perdas.
Os diretores das corretoras afetadas pela crise evitam comentar o assunto publicamente. Eles temem uma fuga dos clientes e dizem que o problema é do mercado em geral.



Texto Anterior: Perdas e danos: Fundos de bancos dos EUA perdem até 20%
Próximo Texto: Multimídia: Mercado ainda digere "novo" Lula
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.