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São Paulo, domingo, 04 de maio de 2003

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Prática precisa levar em conta cultura interna

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Para que a comunicação surta o efeito esperado nos funcionários, é preciso que a companhia, principalmente os departamentos de comunicação e de recursos humanos, conheça o perfil dos que trabalham na empresa.
"Uma iniciativa errada surte o efeito contrário", avalia Patrícia Molino, da consultoria KPMG.
Ela lembra o episódio de uma firma (cujo nome prefere manter em sigilo) que, na festa de Natal, levou os funcionários da fábrica para um lugar sofisticado demais e desagradou a todos.
O desconhecimento atrapalha até o jornal interno. "Conheço uma instituição educacional que criou um jornal com linguagem despojada para que os alunos se identificassem com ela. Mas aconteceu o contrário: todos acharam o veículo irreverente demais para uma empresa que passava uma imagem mais séria", diz Suzel Figueiredo, 42, diretora da Ideafix Estudos Institucionais.



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