São Paulo, domingo, 07 de setembro de 2008

Próximo Texto | Índice

PÁGINA VIRADA

Aposentados entram no rol das políticas de RH de firmas

Plano de previdência privada é a medida mais adotada nas empresas

MARIA CAROLINA NOMURA
DA REPORTAGEM LOCAL

A preocupação com o funcionário que vai se aposentar é prática de 51% das cem melhores empresas para trabalhar de 2008, de acordo com levantamento feito pela consultoria internacional Great Place to Work e obtido com exclusividade pela Folha.
Das medidas voltadas para a aposentadoria, 69% referem-se a programas de previdência privada facultativos. Em 2007, essa proporção era maior: 91% das firmas que tinham políticas para aposentados ofereciam planos de previdência.
A queda notada nos levantamentos, contudo, não reflete a tendência mundial, que é de aumento, segundo o presidente do GPTW, José Tolovi Jr.
"Na edição de 2008, ingressaram muitas pequenas e médias empresas, que não têm recursos suficientes para disponibilizar um plano de previdência aos funcionários."

Receio
"A previdência é importante porque um dos principais medos dos aposentados é saber se vão conseguir manter o padrão de vida", explica Marta Inês Saling, gerente de desenvolvimento da Unimed VTRP.
Na AstraZeneca, do setor farmacêutico, todos os funcionários têm a opção de aderir à previdência privada da companhia, de acordo com Cibele Giarrante, gerente de remuneração e benefícios.
Para o diretor-executivo da Ticket Seg, João Carlos Rodrigues, 55, que pretende se aposentar em até sete anos, o plano de previdência é "cômodo". "Recebo extratos e a simulação do que vou ganhar."
Apesar das vantagens aparentes, o advogado Luís Kerbauy, especialista em direito previdenciário, aconselha o funcionário a ficar atento.
"Deve-se ter em mente que o plano será usufruído após um longo período de aquisição. Por isso é importante atentar para a solidez da patrocinadora", diz.
Não é apenas o medo de perder o padrão de vida que assusta profissionais. "Às vezes o problema é não se sentir útil", diz Eliane Aeri, diretora de recursos humanos da Ticket Seg, empresa que oferece apoio psicológico a futuros aposentados.


Próximo Texto: "Minha luta é contra a corrupção"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.