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SUA CARREIRA
Apresentação com histórico resumido é mais eficiente, dizem expoentes do setor de RH
Alto escalão prefere biografias a currículos
DA REPORTAGEM LOCAL
Eles conduzem empresas que,
entre outras funções, ensinam a
elaborar currículos da forma correta: dados pessoais no topo, redação clara, ano e instituição de
ensino em que fez cada curso.
Mas não seguem o modelo para
dar referências sobre si mesmos.
Na hora de venderem seus
"próprios peixes", os expoentes
da área de recursos humanos deixam de lado o bê-á-bá dos históricos e investem em um formato
mais ousado: biografias breves.
É com essa fórmula que especialistas como Luiz Carlos de Queirós Cabrera (sócio-diretor da
Pannelli Motta Cabrera & Associados, empresa sócia do The
Amrop Hever Group no Brasil),
Patrícia Molino (diretora nacional de recursos humanos da
KPMG) e Silvana Case (vice-presidente-executiva do Grupo Catho) se apresentam ao mercado.
Em um texto de tamanho reduzido -máximo de três páginas e
mínimo de um parágrafo-, condensam informações geralmente
contidas em itens como "qualificações", "formação acadêmica" e
"histórico profissional". "A idéia
é mostrar quem sou e a que vim",
diz Cabrera. Livros publicados
também são mencionados no documento.
É claro que o uso das minibiografias passa longe de ter como
objetivo uma recolocação no
mercado, por exemplo. Até porque procurar emprego já não faz
mais parte da rotina desses gurus.
"Minha biografia é utilizada para que presidentes ou empresários conheçam mais da profissional que irá desenvolver trabalhos
com a equipe de executivos da
empresa. Nesse sentido, tem mais
credibilidade que um currículo
tradicional", explica Silvana Case.
Ela não inclui no documento
dados como telefone, endereço
ou e-mail. "[A biografia] sempre
segue junto com uma carta. Essa
sim contém os dados de contato",
conta Case, que dá seu recado em
três páginas com direito a uma fotografia digitalizada.
Já Patrícia Molino introduz sua
experiência em apenas um parágrafo, mesmo formato usado por
todos os profissionais da KPMG.
"Contém as principais e mais relevantes informações sem excessivo detalhamento", comenta.
Quebrando as regras que recomendam não explorar aspectos
pessoais nesse tipo de documento, Cabrera abre seu texto com seu
nome seguido de "60 anos, casado, três filhos". "Ajuda a construir
uma imagem mais real", justifica.
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