São Paulo, domingo, 21 de julho de 2002 |
Próximo Texto | Índice
É DIA DE FEIRA Mercado promove contratações o ano todo
BRUNA MARTINS FONTES FREE-LANCE PARA A FOLHA Boa parte dos empregos é temporária. Mas a oferta de oportunidades de trabalho é permanente. Aliar boa remuneração, experiência profissional e possibilidade de fazer contatos no mercado tem atraído a atenção de cada vez mais jovens para a área de feiras. As chances de trabalhar temporariamente nesse setor estão crescendo, especialmente em São Paulo, que concentra 75% das 400 mil oportunidades de trabalho geradas por ano no país. "Do ano passado para cá, houve crescimento de 4% no total de feiras realizadas no Brasil", comenta Armando Mello, 54, diretor-executivo da Ubrafe (União Brasileira das Promotoras de Feiras). "Em três anos, São Paulo ampliará a oferta de pavilhões de 200 mil metros quadrados para 300 mil metros quadrados e por isso demandará mais profissionais." De acordo com a Ubrafe, de 1992 a 2002, o número de feiras promovidas no país cresceu 268% -passou de 38 para 140 por ano. A quantidade de empresas interessadas em expor nesse tipo de evento também se multiplicou. Se em 1992 a Ubrafe contabilizava 7.500 expositoras nas feiras, em 2002 esse número cresceu 366%, totalizando 35 mil companhias. Vagas em desfile Uma feira de grande porte em São Paulo emprega temporariamente até 10 mil profissionais. São cerca de 5.000 pessoas para montar os estandes e 5.000 que atuam durante o evento em atividades como recepção, limpeza, alimentação e segurança, sem contar profissionais como fotógrafos e assessores de imprensa. "As vagas se concentram mesmo é na recepção dos estandes", comenta Luís Taliberti, 36, diretor da FIT (organizadora de eventos). Os promotores e os expositores geralmente recorrem a seu banco de currículos ou a companhias que terceirizam profissionais para trabalhar nos eventos, desde eletricistas até recepcionistas. "A maior parte das contratações é feita entre pessoas que já trabalharam conosco", diz Antonio Bianco, 42, diretor-administrativo-financeiro da Guazzelli Messe Frankfurt (organizadora). Próximo Texto: Recepção em evento rende até R$ 100 por dia Índice |
|