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ÉTICA NO TRABALHO
Discrição e "jogo limpo" devem ser as normas
MARCELO MARIACA
ESPECIAL PARA A FOLHA
Aplicar o conceito de ética
à realidade das empresas
significa, para os profissionais, adotar comportamentos que
não irão de encontro às regras de
conduta vigentes.
As normas podem variar entre
as companhias. No entanto, algumas atitudes podem ser consideradas universalmente éticas ou
antiéticas, principalmente aquelas que dizem respeito aos relacionamentos interpessoais:
1) Evitar conversas de corredor:
bater papo com os colegas é uma
atividade prazerosa. No entanto,
você pode fazer algum comentário que poderá prejudicar a sua
carreira. Cultive os relacionamentos na empresa, mas evite comentários sobre os colegas de equipe
ou sobre o próprio trabalho. Discrição é a palavra-chave;
2) Manter a confidencialidade:
muitas das informações que circulam em uma companhia são sigilosas e só podem ser divulgadas
quando houver uma clara autorização da direção. Caso contrário,
não comente nada com ninguém.
O mesmo deve ser aplicado às
informações pessoais que os seus
colegas lhe confidenciam;
3) Faça jogo limpo: não tente
crescer na carreira à custa de armações que prejudiquem seus colegas. As empresas valorizam os
profissionais que realmente estão
comprometidos com o trabalho e
que não perdem tempo com fofocas. Alguém está tentando prejudicá-lo? Lembre: os seus resultados se encarregarão de mostrar
quem tem valor para a empresa.
Marcelo Mariaca, 57, é sócio-diretor da
Mariaca & Associates e professor do E-MBA da BSP, Business School São Paulo
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