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fazendo arte com seu filho
>> O fato de não ser um ESPECIALISTA EM arte não impede que você incentive
a criança nessa área. Aproveite para descobrir esse
universo com ela
>> Ofereça variedade de materiais: tinta, sucata, papéis de várias cores e
TAMANHOS
>> Quando a criança pequena (de 2 ou 3 anos) fizer um desenho, evite
PERGUNTAR o que ela está representando (se é um gato, um cão etc.). Ela
desenha mais pelo prazeR DO MOVIMENTO. A conversa sobre a obra deve
partir do que ela propõe, e não de fora
>> Evite dizer o que é certo e errado. O universo da arte é o do
faz-de-conta: o sol não precisa ser amarelo, por exemplo
>> Só dar FIGURAS PARA COLORIR não significa proporcionar educação
artística. Trata-se de uma atividade LIMITADA em relação à exploração da
capacidade criativa da criança
>> Além de incentivar a criança a colocar a mão na massa (pintar, atuar,
tocar etc.), trabalhe a apreciação. Apresente-lhe as obras, os artistas
e as técnicas
>> A arte deve fazer parte da vida da criança. Cerque-a de livros, de música,
leve-a a mUSEUS, peças de teatro, concertos...
... mas escolha programas que tenham a ver com ela. Deixar uma criança
muito INQUIETA por horas em um espaço em que ela não pode correr ou mexer
em nada pode transformar a experiência em algo negativo. Há exposições e
eventos que, mesmo sem serem infantis, são INTERESSANTES para crianças
>> O COMPUTADOR pode ser usado a favor da criatividade. Convide a crianca
a usar programas que incentivem a capacidade criativa, como os que
permitem desenhar livremente
>> CANTE para o seu filho, dance com ele, nine-o. Não se preocupe se você
não for afinado: trabalhe a dimensão AFETIVA da música
>> Incentivar a criança a lidar com a arte na infância não significa que
ela precise se tornar um ARTISTA no futuro. Não a PRESSIONE: a idéia,
nessa faixa etária, é experimentar
Fontes: ANA MAE BARBOSA, professora do mestrado em design da Universidade
Anhembi Morumbi; HERMELINO NEDER, compo-sitor e educador musical da St.
Nicholas School e do Colégio Vera Cruz; LUCÍLIA FRANZINI, coordenadora da
escola de artes Grão do Centro da Terra; MARIA CHRISTINA RIZZI,
coordenadora do ateliê de arte para crianças do Departamento de Artes
Plásticas da Escola de Comunicação e Artes da USP; REJANE GALVÃO COUTINHO,
professora do Instituto de Artes da Unesp
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