São Paulo, terça-feira, 08 de fevereiro de 2011 |
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COMENTE, PERGUNTE Criação em cativeiro (1/2) Está certo que o método pedagógico asiático demonstrado na reportagemde capa é rígido demais. Por outro lado, algo deve ser pensado para se contrapor à ditadura juvenil que se instalou nas famílias e escolas. Disciplina é liberdade, não podemos esquecer. MARCUS VINICIUS DE ANDRADE Prefiro ser amiga dos meus filhos, embora saiba impor limites e cobrar resultados. GIULIA MONTECHIARO Pedidos precavidos... Parabéns a Michael Kepp pelo artigo "Pedidos precavidos, recusas ríspidas". Essa distinção de abordagens entrepedirenegar está relacionadaauma outragrande diferença entre americanosebrasileiros: a capacidade de decidir. Os brasileiros não se sentem confortáveis ao tomar decisões (estou, logicamente, generalizando). Somado a isso, o "pedir" está hierarquicamente abaixodo "negar". O primeiro é missão mais simples. Já o "negar" requer uma dose de decisão, implica consequências mais significativas. CARLOS PARIZOTTO Rosely Sayão Penso que uma criança de um, dois e três anos não necessita de material escolar. Dar papel e lápis para uma criança de maternal é conduzi-la a uma cadeira e uma mesa,o que a impedirá de se mover, sendo o movimento corporal extremamente necessário nessa fase. Na minha opinião, a lista para maternal e jardim deveria ter muitos colchões de mola, escorregadores, balanços, redes, carriolas, baldinhos, pás e latas vazias. Deixem a criança brincar. Educação infantil não é ensino fundamental. PILAR TETILLA MANZANO BORBA (Atibaia, SP) AJUDE A FAZER O EQUILÍBRIO Envie suas perguntas, críticas e sugestões para o e-mail folhaequilibrio@uol.com.br ou para a al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, Campos Elíseos, São Paulo, SP, CEP 01202-900. Não se esqueça de mandar nome completo e cidade. Texto Anterior: Outras ideias - Mirian Goldenberg: Tabu Próximo Texto: Tudo em três tempos Índice | Comunicar Erros |
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