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No limite da lei
Os limites de emissões de poluentes são controlados pelo Proconve. Para motores a diesel de caminhões, entrou em vigor no ano passado a sétima fase do programa, chamada de P7. Mais rigorosa que a anterior, a P6, a norma estabelece limites equivalentes aos da legislação Euro 5, usada atualmente na Europa.
Veja o que muda, em gramas por kilowatt/hora
CO
monóxido de carbono
de 2,10 g/kWh
para 1,50 g/kWh
HC
hidrocarbonetos
de 0,66 g/kWh
para 0,46 g/kWh
NOX
óxido de nitrogênio
de 5 g/kWh
para 2 g/kWh
MATERIAL
particulado
de 0,13 ou 0,10 g/kWh
para 0,02 g/kWh
aqui e lá
Apesar de mais rigorosa, a legislação brasileira voltará a ficar defasada na comparação com outros países em janeiro de 2014, quando a Europa adotará o Euro 6