Índice geral Especial
Especial
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Quase metade dos entrevistados tem casa própria

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Aumentou o percentual de moradores com casa própria no centro, revela a pesquisa Datafolha. O salto foi de 38% para 47% de 2008 para cá.

Um grande atrativo da região é algo óbvio: o centro está mais perto de tudo. Esse fator levou o publicitário Rodrigo Moraes, 26, a comprar um apartamento na Bela Vista, há dois anos.

"O centro é ideal para quem faz muita coisa e tem essa vida louca como eu", diz.

A Bela Vista é um dos distritos com o maior número de moradores com casa própria, 46%. Perde para Consolação (60%), Santa Cecília (56%) e Bom Retiro (51%).

A arquiteta Renata Pedrosa, 29, também é adepta do "time" do centro há dois anos.

"Tenho mais medo de chegar de madrugada à casa da minha mãe, nos Jardins, do que aqui", diz ela, que comprou apartamento na República (onde 38% têm casa própria). Ela acha que a falta de especulação imobiliária no passado facilitou a compra de novos imóveis na região.

"Quando comprei meu apartamento, o metro quadrado custou R$ 1.000. Foi muito barato", diz.

O centro também está mais "elitizado", mostra o Datafolha. Cresceu o percentual de moradores que pertencem à classe B. Antes, era 34%. Hoje, é 40%. E a tendência de pessoas com casa própria deve aumentar, segundo a coordenadora do Projeto Nova Luz, Alejandra Devecchi.

"Essa alta é só o começo. O potencial é enorme, muitos prédios no centro ainda estão desocupados", diz.

O Projeto Nova Luz deve construir 5.000 habitações até 2016 -metade delas para quem ganha até seis salários. Já o projeto Renova Centro, que reforma prédios para fins habitacionais, pretende entregar as primeiras unidades ainda neste ano.

(OF)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.