Índice geral Especial
Especial
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Gatos 'tomam conta' do Cambuci

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

No Cambuci, cães e gatos ganham espaço e habitam mais lares a cada dia.

A pesquisa do Datafolha mostra que a população de felinos, por exemplo, mais que dobrou na região. Hoje, 23% dos entrevistados dizem tê-los. Em 2008, eram tímidos 9%.

O índice de cães também aumentou: de 31% há quatro anos para 37% atuais.

Na região, 56% dizem ter alguma espécie de animal, o maior percentual do centro. Em 2008, eram 41%.

Logo depois vem Pari e Bom Retiro, com 47%. Santa Cecília na sequência, com 45%.

Só na casa da estudante de veterinária Susana Pazini, 25, são, oficialmente, cinco: três gatos e dois cães. Isso porque ainda há os que ela encontra na rua, leva para casa e coloca para adoção nas redes sociais.

No dia da reportagem, sete estavam por lá, entre eles o siamês Mimo. "Faço isso desde janeiro de 2011. Calculo ter encaminhado perto de cem animais para adoção", conta.

Casada há quase dois anos, Susana só esperou colocar a aliança para levar o primeiro para casa, o cão SRD Cascão. Logo veio o gato Mauro, seguido da cadela Casquinha e dos felinos Frajola e Puma.

Porém, o gato Nino, que morreu em maio deste ano, foi seu grande xodó.

Tetraplégico, ele ganhou perfil no Facebook e hoje tem 11 mil seguidores. A página agora funciona para dar um lar aos que aguardam por um nova família."Ele me ensinou a superar dificuldades."

Já no distrito de Santa Cecília, a população de cachorros foi de 22% para 35%.

Maximus, um golden retriever de três meses, é o novo morador da região. "Agora acordo mais cedo e durmo mais tarde", diz o analista financeiro Vinicius Brancher, 25.

No entanto, a relação ganha status de terapia. "Dedico tempo e atenção, mas também é o momento em que me desligo das preocupações do dia a dia", diz.

(ALESSANDRO FIOCCO)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.