São Paulo, quinta-feira, 19 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Minicidade, Boulevard atrai consumidores de shoppings

Com 371 lojas, região se destaca em estética, moda feminina, decoração e serviços e consolida pólo comercial na zona sul

Pelo menos 195 estabelecimentos têm relação com beleza e bem-estar pessoal


DA FOLHA RIBEIRÃO

Ele pode ser definido como uma minicidade. Depois do boom ocorrido na década passada, atualmente abriga academias, agências de viagens, joalherias, boates, bufês, construtoras, escolas de dança, ensino, mergulho e idiomas, hospital, adegas e pet shops.
O Boulevard, área delimitada pelas ruas João Penteado, Conde Afonso Celso, Visconde de Inhaúma e avenida Independência, é atualmente, de acordo com o Instituto de Pesquisas Sociais da ACI-RP (Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto), o segmento de comércio da cidade que mais tira consumidores dos shopping centers.
De acordo com Wilson Rebehy Júnior, superintendente da distrital sul da ACI-RP, a história do Boulevard começa no final da década de 70. Em um local até então puramente residencial começaram a se instalar algumas empresas, como antiquários, clínicas de estética e lojas de enxovais.
"A partir das pioneiras, outras empresas foram se aglomerando, e o local foi autodenominado de Boulevard pela sua geografia bem característica, que é estar em um bairro plano e com ruas simétricas. E isso facilita a localização do endereço, a circulação e o trânsito de veículos. São fatores que favoreceram a concentração de boas lojas", disse Rebehy.
Outro ponto positivo para a instalação de pontos comerciais no local foi a criação da marca Boulevard pela ACI-RP, ocorrida no início da década passada. "Tomamos o cuidado de fazer um registro de marcas e patentes para identificar o espaço. Isso foi fundamental. As pessoas podem dizer que estão no Boulevard, porque foi criado um conceito de lugar", afirmou o superintendente.

Beleza
Com 371 estabelecimentos comerciais -número obtido depois de levantamento da associação comercial concluído no ano passado-, os setores que mais se destacam na região do Boulevard são moda feminina, estética, decoração e prestação de serviços, de acordo com Regina Carvalho, diretora da Distrital Sul Boulevard da ACI-RP.
Desses, 195 têm algum tipo de ligação com a beleza e o bem-estar das pessoas, como salões de beleza (18) e lojas de roupas femininas (47).
"A cidade tem vários centros comerciais, como as avenidas Saudade, nos Campos Elíseos, e Dom Pedro, no Ipiranga, além dos shopping centers e da região central. Desses, só o Boulevard consegue tirar clientes dos três shoppings da cidade e isso ocorre porque, algumas vezes, o custo dos produtos é menor e os preços são mais atraentes", afirmou o diretor do Instituto de Pesquisas Sociais da ACI-RP, Antônio Vicente Golfeto.
O desenvolvimento da região fez a ACI-RP abrir uma distrital no local, que foi inaugurada em novembro de 1999.
No Boulevard, nada menos que 76 diferentes tipos de comércio estão presentes. Há, por exemplo, 15 agências de viagens, 14 lojas de calçados, 38 clínicas médicas, 20 lojas de decoração, 11 farmácias, dez lojas de roupas infantis e 12 restaurantes, de acordo com o levantamento realizado pela instituição.
O setor ainda é o que mais apresenta crescimento nas vendas: enquanto a média do comércio da cidade foi de alta de 7% por causa do Dia das Mães deste ano, o Boulevard teve aumento de 12%. Para o futuro, serão feitos investimentos na região, priorizando a segurança e também estacionamento.
(MARCELO TOLEDO e FERNANDA CICILLINI)


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.