São Paulo, domingo, 25 de setembro de 2011 |
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Uso consciente da internet deve ser ensinado em aula Proibir o acesso a redes sociais, por exemplo, é deseducativo, diz especialista COLABORAÇÃO PARA A FOLHA Com o avanço da tecnologia e a presença cada vez maior das redes sociais, os pais ganharam um motivo a mais com que se preocupar: saber o que o filho faz na internet virou assunto sério. Tão sério que as escolas perceberam a importância de dividir com os pais a responsabilidade de formar cidadãos não só no mundo real, mas também no virtual. "Os pais precisam saber qual a concepção da escola sobre a internet. O laboratório e o acesso à web dizem pouco, porque podem ser limitados por uma censura que seja deseducativa, como a proibição de redes sociais", orienta Claudemir Edson Viana, doutor em comunicação pela USP. De acordo com Viana, essa posição em relação à internet faz diferença na educação. "É usando que se aprende o que se pode ou não fazer." A Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Arthur Azevedo, no Tatuapé, na zona leste, é um dos colégios da rede pública que implantaram a disciplina de informática educativa em sua grade curricular. Nas aulas são abordados diversos assuntos, desde como os estudantes podem utilizar as ferramentas de pesquisa para auxiliar nos estudos até o uso consciente das redes sociais. "Não proibimos o acesso. Fazemos a conscientização naturalmente, mostrando as diferenças das redes sociais e o que se pode publicar, além da questão de direitos autorais", explica a professora Denise de Oliveira Nakano. "Aprendemos que em todo lugar há regras, inclusive na internet", afirma a aluna Aline Augusto, 14. E o conteúdo não fica restrito aos estudantes. À noite, os pais participam de aulas de informática no colégio. (RICARDO SCHWARZ, DANIEL VASQUES e THIAGO FERNANDES) Texto Anterior: Saiba mais Próximo Texto: Depoimento: "Levamos o debate ao Facebook, pois é mais eficiente" Índice | Comunicar Erros |
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