São Paulo, segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

recursos do mar

Pré-sal aquece área do petróleo

Cursos tecnológicos são criados para formar rápido especialistas em recursos não renováveis

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A exploração em águas ultraprofundas e as mudanças climáticas aumentaram a demanda por especialistas em recursos do mar.
"As áreas costeiras abrigam 80% da população mundial, o que as torna muito vulneráveis às mudanças climáticas. Por outro lado, há também o pré-sal", afirma Naina Pierri, vice-coordenadora de oceanografia da UFPR (Federal do Paraná).
No curso, diz Pierri, o aluno terá uma formação forte em biofísica e matemática. A preocupação com a preservação costeira e marinha, que tem atraído recém-formados, também é enfatizada.
"Sempre fiz estágio em consultoria ambiental", diz Laís Escudeiro, 24, que está prestes a se formar na USP e cogita seguir em consultoria.
Apesar de estar presente na oceanografia, estudos específicos voltados ao petróleo ganharam força dos anos 2000 para cá com a criação de cursos tecnológicos rápidos para atender a demandas desse mercado. Hoje são mais de 70 cursos superiores em tecnologia na área.
Além de oceanografia e dos cursos voltados ao estudo do petróleo, muitas outras carreiras lidam com o mar. Biologia marinha e zootecnia, por exemplo, são graduações mais adequadas para quem gosta de animais.


Texto Anterior: Onde estudar
Próximo Texto: Onde estudar
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.