Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

 2014

'Menos democracia é melhor para organização de Copa', diz Valcke

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS - O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, declarou ontem, em simpósio na Suíça, que lugares com "menos democracia" são melhores para se organizar uma Copa do Mundo. E disse que espera mais facilidade para organizar o Mundial de 2018, que será na Rússia.

"Vou dizer algo que é loucura, mas menos democracia é, às vezes, melhor para a organização de uma Copa do Mundo", afirmou o francês, que há um ano declarou que o Brasil precisava de um "chute no traseiro" para acelerar as obras da Copa de 2014, o que gerou uma crise com o governo federal.

"Quando você tem um chefe de Estado muito forte, que pode decidir, como talvez [o presidente Vladimir] Putin possa fazer em 2018, é mais fácil para nós, organizadores, do que em relação a um país como a Alemanha, onde você tem que negociar em diferentes níveis", declarou o cartola.

Segundo Valcke, a estrutura política dificulta a organização. "A principal luta que temos é quando entramos em um país onde a estrutura política se divide, como o Brasil, em três níveis, federal, estadual e municipal", disse. "[Há] diferentes pessoas, diferentes movimentos, diferentes interesses. É muito difícil organizar uma Copa em tais condições."


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página