Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

'Nós somos como uma novela', diz presidente do UFC

MMA
Dana White rechaça suspeita de armação em derrota de Anderson Silva e relaciona lutas a drama

EDUARDO OHATA DE SÃO PAULO

"O UFC é como uma novela. De verdade." Foi esse o argumento usado pelo presidente da categoria, Dana White, para explicar a suspeita de parte do público de que a surpreendente derrota de Anderson Silva para Chris Weidman foi uma armação.

"[No UFC] há um mix interessante de lutas reais e atletas muito inteligentes, o que usualmente resulta em drama. Não apenas entre eles, mas entre mim e os lutadores", afirmou Dana durante entrevista exclusiva dada à Folha, ontem, em São Paulo.

O presidente do UFC, principal firma promotora de lutas de MMA (sigla para artes marciais mistas), fez uma pausa, sorriu e continuou. "Há as batalhas verbais. Há muito drama aqui [no UFC]."

Houve uma oportunidade, por exemplo, em que Dana, ex-boxeador, chamou o desafeto Tito Ortiz, ex-campeão do UFC e então ainda em atividade, para um combate de boxe. Ambos haviam trocado farpas pela imprensa.

Tal duelo não aconteceu.

"Porque tem muito drama misturado com luta real, [o público] acha que há um enredo ou algo assim...", disse.

O cartola abandonou o terreno das ponderações e falou sobre as lutas que foram alvo da suspeita de armação.

"Anderson Silva estava brincando com Weidman [na luta de julho], inclinou o corpo, recebeu soco, foi nocauteado e caiu", lembrou Dana.

"Anderson foi um cara que nunca havia perdido no UFC, havia construído uma carreira, um legado, ganhava toneladas de dinheiro com patrocínios e tinha o respeito dos brasileiros", resumiu.

Prova de que Anderson não é mais unanimidade está no fato de que o lutador foi vaiado por metade do público em evento promocional no Rio, anteontem, segundo o dirigente. E o público estava dividido sobre quem venceria a revanche em 28 de dezembro.

"Anderson já ganhou milhões. Mas vamos imaginar que tenha apostado contra si mesmo. Ainda não daria uma soma que compensasse o que Anderson perderia em patrocínios e o dano à imagem."

Um outro duelo abordado por Dana foi a revanche entre Cigano e Cain Velasquez, pelo título dos pesados do UFC, no fim do ano passado.

Após derrotar o americano em menos de um minuto na primeira luta, Cigano pouco fez no octógono na revanche.

"Você viu o rosto de Cigano após a revanche? Ele não parecia com ele mesmo, parecia um Alien. Quem diz que o combate foi armado não entende mesmo nada de lutas."

Dana abordou ainda a morte do lutador de MMA Leandro Feijão, na semana passada, suspeita de estar relacionada à drástica perda de peso.

"Isso foi em um show pequeno, não no UFC, onde médicos acompanham o processo na semana da luta. Mas perder 13 kg em uma semana, como fazem por aí, é loucura."


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página