Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Novidade, Neymar fica fora de final

MELHOR DO MUNDO
Eleição tem os mesmos três finalistas de 2009

RAFAEL REIS
DE SÃO PAULO

Ainda não será neste ano que Neymar irá brigar pelo posto de melhor do mundo.

O santista, 19, que em 2011 foi o craque da Libertadores, ganhou o prêmio de melhor do Brasileiro pela revista "Placar" e recebeu ontem a mesma honra pela eleição da CBF, ficou fora da relação dos finalistas da Bola de Ouro.

Como nunca antes na história do prêmio da Fifa (hoje unificado com o da revista "France Football"), o colegiado de eleitores decidiu privilegiar os jogadores que já viraram veteranos na eleição.

O argentino Lionel Messi e o espanhol Xavi Hernández, ambos do Barcelona, e o português Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, os indicados deste ano, foram os três primeiros no pleito de 2009. Essa repetição completa do pódio jamais havia acontecido.

Messi, 24, favorito para receber o troféu, pode ser o primeiro jogador a ser eleito o melhor no planeta pela Fifa três vezes consecutivas -Zidane e Ronaldo, os recordistas da eleição, têm três vitórias, mas não sequenciais.

A série de indicações do craque é a mais duradoura da história. Desde 2007, ele sempre fica entre os três primeiros. O recorde de finais também pertence a Zidane: seis.

Com exceção do ano passado, Messi sempre teve a companhia de Cristiano Ronaldo, 26, no pódio. O português conseguiu batê-lo em 2008, quando levou o prêmio.

Xavi, 31, o outro finalista, foi terceiro em 2009 e 2010. O espanhol é o primeiro a ser indicado pela terceira vez ao prêmio sem tê-lo vencido.

Até hoje, nenhum jogador de um clube não europeu chegou à final. Neymar, que poderia ser o fato novo da eleição, era o único nesta condição na lista de quem poderia ser votado.

"Não jogo para ser o melhor do mundo. Jogo para ajudar minha equipe", falou o atacante, que foi à final do "gol do ano" por tento marcado contra o Flamengo.

Os 23 candidatos à Bola de Ouro foram definidos por um grupo de especialistas da Fifa e da "France Football". O santista e Daniel Alves eram os concorrentes brasileiros.

Os técnicos e capitães das 208 seleções filiadas à entidade, além de um jornalista de cada país, votam naqueles que julgam ser os três melhores do ano entre os presentes na lista -o eleitor não pode votar em um atleta da federação que representa.

O resultado será divulgado em cerimônia no dia 9 de janeiro, em Zurique, na Suíça.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.