Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Brasileiro vence Pistorius e fica com o ouro

PARAOLIMPÍADA Nos 200 m, corredor do Pará bate primeiro amputado a disputar a Olimpíada

JAIRO MARQUES
ENVIADO ESPECIAL A LONDRES

Um paraense de 20 anos conseguiu ontem uma das maiores façanhas da Paraolimpíada de Londres.

Alan Fonteles, que é biamputado, derrotou Oscar Pistorius na prova dos 200 m e conquistou a medalha de ouro na Inglaterra. Em agosto, o sul-africano se tornou o primeiro atleta amputado a correr nos Jogos Olímpicos.

Após arrancar nos metros finais, o brasileiro terminou com tempo de 21s45, contra 21s52 do rival. Os dois usam o mesmo tipo de prótese.

Nas provas de classificação, anteontem, Pistorius havia reclamado de que a altura de Fonteles havia aumentado em relação ao Mundial de 2011. Na regra paraolímpica, os atletas que usam prótese podem ajustar, dentro de um limite, suas alturas.

O treinador da delegação brasileira de para-atletismo, Ciro Wincker, confirmou que a altura de Fonteles foi ajustada de 1,76 m para 1,81 m porque ele é jovem e está se ajustando ao crescimento.

Para andar, o brasileiro usa próteses de madeira, feitas no Pará. Para correr, ele as troca por outras mais sofisticadas. Fonteles ainda vai disputar quatro provas com Pistorius.

"Quero fazer minha história dentro do esporte paraolímpico e levar meu nome para percorrer todo o mundo. Depois, quem sabe, conseguir um índice para competir um Troféu Brasil. Mas isso só depois de 2016", declarou o medalhista, sobre correr ao lado de atletas sem deficiência.

Ontem, o Brasil conquistou mais ouros no atletismo: Yohansson Nascimento, 24, nos 200 m de sua categoria, que envolve limitações físicas, e Terezinha Guilhermina, 33, nos 200 m para deficientes visuais.

O jornalista JAIRO MARQUES viaja a convite do Comitê Paraolímpico Brasileiro

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.