Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Dias melhores

Nadal vence o 1º torneio em 8 meses e diz que recuperação será jogo a jogo

FERNANDO ITOKAZU DE SÃO PAULO

O joelho ajudou, a dor era suportável, e Rafael Nadal foi campeão do Brasil Open. Para delírio da torcida que lotou o ginásio do Ibirapuera.

O título na quadra de saibro montada em São Paulo foi o primeiro do espanhol após seu retorno às quadras. Ele é o tenista com os melhores resultados da história nesse tipo de superfície.

Ex-número um do mundo, Nadal, 26, ficou sete meses afastado do circuito para tratar do joelho esquerdo.

O título selado ontem com a vitória sobre o argentino

David Nalbandian, por 6/2 e 6/3, é menor do que a imensa maioria dos 51 conquistados pelo tenista espanhol, sendo 11 de Grand Slams.

"Mas este foi em um momento de recuperação. Agora é continuar pensando jogo a jogo, semana a semana", disse Nadal, que havia conquistado o torneio em 2005, quando ele ainda era disputado na Costa do Sauipe (BA).

Desde que chegou ao Brasil e classificou sua chance de título como "improvável", o espanhol enfrentou dias "melhores e piores", como afirma estar vivendo em seu processo de recuperação.

Em sua primeira partida em São Paulo, em duplas ao lado de Nalbandian, a grande estrela do evento precisou salvar dois match points para avançar à segunda rodada.

No dia seguinte, abriu mão de continuar na disputa -precisava poupar o joelho.

Na chave de simples, oscilou entre jogos que dominou facilmente e momentos de superação. Na semifinal, precisou de três sets para vencer o argentino Martin Alund, 111º do mundo, e que só entrou na disputa após desistência.

"Meu joelho doeu mais do que nos outros dias", afirmou Nadal após vencer Alund. "Fisicamente estou bem preparado, mas não sei se meu joelho vai estar. Esse é o problema", completou, sobre a expectativa para final.

Contra Nalbandian, porém, não teve muito trabalho. Após um começo equilibrado, conseguiu quebrar o saque do rival e marcar 6/2.

Ex-número três do mundo e atualmente só o 93º, Nalbandian começou muito bem o segundo set e, com duas quebras, abriu 3 games a 0.

Nadal, porém, venceu seis games seguidos para confirmar seu 37º título no saibro em 42 decisões disputadas.

Após bola fora de Nalbandian, Nadal ergueu os dois braços para festejar o título, o que não acontecia havia oito meses, desde Roland Garros-12. Na semana passada, na volta ao circuito, Nadal foi vice em simples e em duplas em Viña del Mar, no Chile.

Ao receber o troféu ontem e erguê-lo para as fotos, já "desacostumado", Nadal quase o deixou cair. Depois, deixou claro como é refém dos "dias melhores" que seu joelho lhe proporciona.

"Quando dói, não me movimento bem. Se não me movimento bem, não consigo atacar bem a bola. Hoje [ontem] foi o dia em que me senti melhor. Foi meu melhor jogo", disse. O campeão terá uma semana de folga.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página