São Paulo, domingo, 01 de dezembro de 2002

Próximo Texto | Índice

PAINEL FC

O escolhido
A CBF já bateu o martelo. O Corinthians será indicado por Ricardo Teixeira para a Copa Pan-Americana, no segundo semestre do ano que vem.

Choro mineiro
A decisão frustra o Cruzeiro, nono do Brasileiro. Os mineiros, que agradaram à CBF ao anunciar que não disputarão a Sul-Minas, pleiteavam a vaga.

Vamos invadir sua praia
Os torcedores do Corinthians vão poder hoje até aproveitar as praias cariocas, como fizeram na célebre semifinal contra o Fluminense em 1976, com a proteção de PMs. Foram reservados pela polícia fluminense trechos da praia do Leme (zona sul).

Pelo alto
Pelo megaesquema montado pela PM, 1.200 homens vão estar envolvidos com a partida -efetivo recorde neste ano no Maracanã. A polícia também contará com o apoio de um helicóptero e do dirigível alugado pela Secretaria Estadual de Segurança Pública para vigiar o Maracanã.

Mau humor
A MP79, editada quinta-feira por FHC, não foi bem recebida nas sedes do Clube dos 13 e da CBF. Ninguém nas entidades concordou com o fato de a medida provisória exigir a publicação de balanços de 2001. Alegam que a lei não pode ser retroativa.

Sorriso amarelo
Entre os dirigentes de clubes, o mal-estar também foi geral. As exceções foram o são-paulino Marcelo Portugal Gouvêa, o atleticano Alexandre Kalil e o cruzeirense Zezé Perrella. "Se precisar, publico o balanço amanhã mesmo", afirmou o deputado mineiro (PFL-MG).

Professor tucano
Único integrante do atual governo no grupo de trabalho criado a pedido de Lula para apresentar propostas para o esporte, José Luiz Portella tem feito o papel de "professor" da comissão. Para ilustrar melhor suas explicações, o secretário-executivo do Ministério do Esporte levou folhas de cartolina à última reunião do grupo, anteontem.

A quatro mãos
Portella e o jornalista Juca Kfouri serão os relatores do projeto que será apresentado a Lula.

A tiracolo
Raí levou um convidado à ultima reunião do grupo: o professor de educação física Marcelo Jabur, seu assessor na Fundação Gol de Letra.


Nova oferta
A Federação Paulista de Futebol respondeu à notificação extrajudicial feita pela Globo. Eduardo José Farah alegou que o acordo com o SBT é o mesmo que foi oferecido à Globo Esportes. E voltou a perguntar se a emissora carioca tem interesse no Paulista do ano que vem.

Esperança
Executivos da Globo Esportes esperam fechar amanhã, em reunião com os clubes na Gávea, a compra dos direitos de transmissão do Brasileiro-2003.

Bode expiatório
Parte do elenco são-paulino reservadamente achou um responsável pela eliminação para o Santos: o atacante Leandro. Segundo alguns atletas, o time jogou com dez após a entrada do ex-jogador da Lusa, que pode até rescindir seu contrato.

A ver navios
O São Paulo fez um requerimento à CBF para saber qual o critério para definir o terceiro colocado, que pode ter vaga na Libertadores se o Corinthians for à final. Não obteve resposta.

Discurso e prática
O santista Emerson Leão, que comanda sua equipe com rigidez militar, confessou que se excedeu na festa pela vitória sobre o São Paulo. "Fiz de tudo."

Ronaldo Jackson
Resfriados, Ronaldo e outros seis jogadores do Real Madrid chegaram ao Japão de máscara. O time espanhol enfrenta na terça o Olimpia, pela decisão do Mundial interclubes. A medida foi tomada para que a gripe não se espalhasse por todo o time.
E-mail:
painelfc.folha@uol.com.br

DIVIDIDA
Da secretária de Esportes de São Paulo, Nádia Campeão, sobre os rumores de que Aldo Rebelo, colega de PC do B, pode assumir o Ministério do Esporte:
- Antes da CPI da CBF, ele trabalhava com questões da língua portuguesa. Nem por isso foi cotado para a Academia Brasileira de Letras.

CONTRA-ATAQUE

Cabeça-feita

Rezas coletivas, velas espalhadas pelos vestiários, jogadores entrando em campo fazendo o sinal da cruz. Cenas comuns no futebol brasileiro, principalmente antes de decisões.
Nos anos 80, porém, a superstição chegou a um nível extremo. Geninho, hoje no Atlético-MG, costumava se divertir contando histórias de colegas.
Uma das preferidas afirmava que um treinador de um grande clube paulista acordou seus pupilos para um treino durante a madrugada. Atordoados, os atletas foram ao campo.
Ficaram ainda mais atônitos quando viram o "professor" arrastando um bode para o campo. Ouviram a instrução:
- Quero que todos façam o que vou fazer.
Em seguida, o técnico ajoelhou-se e começou a cabecear o bode, segurando-o pelo chifre.
Os jogadores, com medo, seguiram a orientação, deixando o bode mais atordoado que eles.
Não se tratava de um treino para aprimorar o cabeceio. Era uma mandinga. Mas não deu certo. O time foi eliminado do campeonato no dia seguinte.



Próximo Texto: O que ver na TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.