São Paulo, domingo, 03 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Das 4 seleções femininas, 1 tem mulher no banco

DA ENVIADA A MACAU

O Brasil vai levar a Pequim quatro seleções femininas de esportes coletivos. E as mulheres estarão também no banco de reservas em só uma delas.
Rita Orsi e Marisa Loffredo são assistentes técnicas da seleção de handebol comandada por Juan Oliver Coronado.
Marisa teve sua primeira chance em uma seleção em 1995. O espanhol foi contratado em 2005.
"Somos muito unidos, tanto as jogadoras, que compreenderam o projeto que implantamos, como a comissão técnica, que é maravilhosa. São profissionais muito bons", diz ele.
"As auxiliares técnicas, além da fisioterapeuta Maria Rita, me ajudam demais e são imprescindíveis. Cada um tem a sua função no trabalho que fazemos, e essa união de forças tem dado resultado dentro de quadra", completa ele.
Sem tamanho reforço feminino na comissão técnica, Zé Roberto recorre aos estudos para achar a melhor maneira de lidar com as mulheres que comanda na seleção de vôlei.
O técnico passou a ler livros, artigos de revistas e textos, escolhidos por ele ou indicados, sobre o universo feminino.
O conhecimento o levou até a se preocupar mais com tensão pré-menstrual. Em Pequim, as atletas farão tratamento para não menstruar e evitar os incômodos do período. "Conhecendo como funciona, você abre uma via de mão dupla para o diálogo", diz o treinador. (ML)


Texto Anterior: Treinadora é raridade no Brasil
Próximo Texto: Entrevista: Para técnica, é difícil dar "salto" sendo mulher
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.