São Paulo, quinta-feira, 04 de setembro de 2008

Próximo Texto | Índice

Painel FC

EDUARDO ARRUDA (interino) - painelfc.folha@uol.com.br

Em casa

A comissão da Câmara que estuda alterações na Lei Pelé, em parceria com o Clube dos 13, montou força-tarefa para incluir emenda que cria o mecanismo de solidariedade para transações entre clubes do país. Isso significa que, se um atleta de time brasileiro for negociado para uma outra equipe nacional, o clube formador terá direito a receber um percentual da transação. Atualmente, essa medida vale apenas para transações entre agremiações de países diferentes, e os formadores têm direito a até 5% da quantia total.

Time. Participaram da reunião, em Salvador, o presidente da comissão, deputado José Rocha (PFL-BA), Dagoberto dos Santos e Celso Rodrigues, do C13, Luiz Felipe Santoro, do Instituto Brasileiro de Direito Esportivo, e Álvaro Mello Filho, um dos autores do da Lei Pelé, entre outros.

Combustível. A idéia da comissão é premiar formadores. Novo encontro ocorre na próxima semana, no Rio.

Ouro. Conselheiros santistas dizem que o lucro de R$ 4,5 milhões, obtido pelo mecanismo de solidariedade com a ida de Robinho para o Manchester City, foi o maior desde a venda do atacante para o Real Madrid, em 2004.

Manobra. A diretoria do Palmeiras pretende alterar a data da eleição presidencial, de janeiro para outubro do próximo ano. Alega que seria uma adequação do calendário, já que o pleito executivo ocorre um mês antes da escolha de novos conselheiros.

Articulador. Oposicionistas dizem que a alteração serve só para estender o mandato de Affonso della Monica. Para eles, a idéia partiu do presidente da FPF, Marco Polo Del Nero, que gostaria de ver o cartola no poder até 2014.

Fixação. Cartolas corintianos dizem que o clube já está apalavrado com o atacante Kléber Pereira, artilheiro do Brasileiro que renovou com o Santos até o final de 2009.

Timão. Além do santista, que o clube já havia tentado contratar para este ano, há a promessa de que um volante de seleção, que atua na Europa, desembarcará no Parque São Jorge no ano que vem.

Inferioridade. O presidente do Flamengo, Márcio Braga, reuniu-se com dirigentes do Barcelona e ficou espantado com a diferença entre o orçamento dos espanhóis e o de seu clube. "Eles contam com 380 milhões, e nós, com 10% disso", afirmou.

Congênere. No encontro com os espanhóis, Braga iniciou conversas sobre a criação de um grupo que reúna, além do Fla, Botafogo, Corinthians, Palmeiras e Vasco, cinco europeus, entre eles Real Madrid e Manchester United.

Ippon. O judoca Tiago Camilo, campeão mundial na categoria até 81 kg e bronze em Pequim-08, deixou a Sogipa e acertou com o Pinheiros. O contrato vai até abril de 2009 e há chance de renovação.

Colaborou MARIANA BASTOS, da Reportagem Local

Dividida

"Eu farei qualquer coisa, o que for possível, para ajudar a candidatura de Chicago"
De MICHAEL PHELPS, nadador americano que obteve oito ouros nos Jogos de Pequim, sobre a disputa pela sede da Olimpíada de 2016, que também tem Rio, Madri e Tóquio



Próximo Texto: Atrasado, Robinho vive dia de astro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.