São Paulo, quinta-feira, 06 de outubro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

FUTEBOL

RODRIGO BUENO - rodrigo.bueno@grupofolha.com.br

Admirável mundo novo dá o tom na temporada

A hora da renovação. Talvez seja muito cedo para falar disso nesta temporada, mas acho que já é tarde.
O Paris Saint-Germain, a bola da vez em termos de torrar dinheiro para montar um supertime (Tevez agora que o diga), assumiu de forma categórica a liderança do Francês. Derrotou por 3 a 0 o Montpellier, atual segundo na tabela, e fez 2 a 0 no outrora imbatível Lyon.
O Manchester City, em sua segunda temporada de gozo da riqueza, copia os passos do Chelsea e ameaça de fato o império do vizinho United. Só um gol de saldo dá vantagem neste momento para o Manchester mais vencedor e sortudo.
O Málaga, o pequeno novo gigante do futebol espanhol, começou a Liga com derrota, mas não perdeu mais, já figura na nobre quarta posição (zona de Champions) e dá pinta mesmo de que será o campeão (há torneio para dois times e um outro para os demais).
Poderia citar como exemplos mais alternativos os casos de Portugal e Holanda, mas aí não é tanto o caso de "admirável mundo novo".
O Porto, sabia-se, não nadaria de braçadas como fez com André Villas-Boas no comando. Era normal que o Benfica voltasse a rivalizar pela ponta -estão iguais em pontos, e o time da capital já tirou o empate no Porto.
Na Holanda, o AZ lidera, e o Twente mostra força, mas ambos já ganharam o Nacional há pouco tempo.
O caso mais bacana mesmo é o da Itália. O decadente calcio vive um momento de revival. Os vigorosos anos 80 estão de volta com o Napoli, em especial, e a Juventus brigando pelo scudetto.
O domínio de Milão está ruindo, e os times de Roma não ostentam o brilho que os fizeram triunfar esporadicamente nos anos 2000.
A redenção da Juve pós-escândalos e Série B com sua nova arena seria sim um "mundo novo". E seria muito mais se a taça voltasse para Nápoles, pela primeira vez depois de Maradona.
Nos tradicionais palpites, não botei muita fé nas mudanças. Preciso crer mais.

OS PALPITES
Alemão - Bayern
Espanhol - Real Madrid
Francês - Paris SG
Holandês - Ajax
Inglês - Manchester United
Italiano - Milan
Português - Benfica
Champions - Barcelona
Liga Europa - B. Dortmund
Sul-Americana - LDU
Argentino - Boca Juniors


Texto Anterior: Série A: Santos vira observador no Brasileiro
Próximo Texto: Corinthians: Adriano dá passe de letra e ganha elogio de colega em treino
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.