São Paulo, quarta-feira, 07 de setembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Brasil desafia time no qual se espelha

BASQUETE
Forma e métodos da seleção são copiados da Argentina


DANIEL BRITO
ENVIADO ESPECIAL A MAR DEL PLATA

O Brasil que enfrenta a Argentina hoje, às 18h, em jogo da segunda fase do Pré-Olímpico, que dá duas vagas para Londres-2012, está cada vez mais próximo do rival.
Seja no relacionamento entre as estrelas das equipes, nos métodos ou na forma como a seleção brasileira se apresenta em Mar del Plata.
As mudanças chegaram ao Brasil por intermédio de Rubén Magnano, técnico da geração dourada da Argentina.
A forma como o Brasil se apresenta é mais lenta ofensivamente, porém seletiva, em que se trabalha a bola durante os 24 segundos de posse. Antes, o time apostava na transição, com velocidade.
A mudança ficou clara no Mundial de 2010. E se repete neste Pré-Olímpico.
No método, Magnano tenta implementar um código de conduta entre os jogadores.
Os atletas não podem usar o celular quando estão reunidos. Magnano não tolera atrasos, e o motorista do ônibus é orientado a não esperar nem sequer um minuto.
Os jogadores não podem dar entrevistas após os duelos sem antes passar no vestiário para ouvir o técnico. Todos os treinos são fechados.
Quando questionado pela Folha sobre seu código de conduta, Magnano desconversou. "Você já deve ter ouvido falar dos meus métodos lá na Argentina", disse, rindo. "Temos regras claras para cumprir nosso planejamento", resumiu o argentino.
Não é só o técnico que une os rivais. Três candidatos a protagonistas no jogo de hoje possuem laços de amizade.
O pivô Tiago Splitter é um dos melhores amigos de Manu Ginóbili, com quem joga no San Antonio Spurs, e de Luis Scola, de quem foi pupilo quando atuou na Espanha.
"O vínculo [com argentinos] talvez seja maior até do que com brasileiro e europeu. É diferente o modo de pensar e conversar", contou Splitter.
Os times já estão classificados para a fase semifinal.

NA TV
Argentina x Brasil
18h Sportv, Esporte Interativo, ESPN Brasil, Bandsports




Texto Anterior: Euro-2012: Espanha se classifica após goleada
Próximo Texto: Renovação de Mano emperra na defesa
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.