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FUTEBOL
Time recebe taça do BR-03 hoje e busca popularidade fora de seu Estado
Cruzeiro faz festa e tenta sair do traço fora de Minas
EDUARDO ARRUDA
PAULO COBOS
DA REPORTAGEM LOCAL
O Cruzeiro recebe hoje, contra o
Fluminense, a taça de seu primeiro título brasileiro e dá nova volta
olímpica em Belo Horizonte. Depois, será a hora de ganhar os corações dos fãs da bola além das
fronteiras de Minas.
Amparado pelo desempenho
espetacular na temporada (foram
três títulos no total), a equipe de
Belo Horizonte tem a oportunidade de ganhar uma popularidade
que lhe falta fora de seu Estado.
Segundo a última pesquisa nacional Datafolha sobre a preferência clubística dos brasileiros, realizada no final do ano passado, o
Cruzeiro ficava no traço em oito
das dez maiores unidades da federação do país. No Distrito Federal,
alcançava modestos 2%, e só em
Minas tinha números de gigante
-26% das preferências, bem à
frente do rival Atlético-MG, que
segundo o levantamento é apoiado por 17% dos mineiros.
Entre os oito clubes com mais
seguidores no Brasil, segundo o
Datafolha, o novo campeão nacional, que divide o sétimo lugar
da lista com o Santos, é o que tem
a menor penetração fora da sua
sede. Flamengo e Corinthians fogem do traço em todos os Estados
mais importantes. O Grêmio, que
na década passada passou por fase tão boa como a do Cruzeiro hoje, tem pelo menos 1% das preferências em quatro Estados.
O principal trunfo do Cruzeiro,
além de uma maior exposição do
clube na televisão, para expandir
os limites de sua torcida são as escolinhas de futebol espalhadas
pelo clube em todo o Brasil.
Hoje, segundo Zezé Perrella,
homem-forte do futebol, o time
possui 380 unidades, sendo que
120 são fora de Minas Gerais.
"Estamos em vários Estados
brasileiros. A gente já vem fazendo esse trabalho há algum tempo", disse o dirigente.
Recentemente, o Cruzeiro firmou parceria com a ABB (Associação Banco do Brasil) para a implantação de 1.200 escolas de futebol, 650 fora de seu Estado de origem. "Isso, sem dúvida, vai aumentar o número de torcedores.
Assim vamos divulgar a marca
Cruzeiro fora de Minas Gerais",
afirmou Perrella, que aponta o fato de o time não ser do eixo Rio-São Paulo como principal entrave
para a expansão da torcida.
"São Paulo é o centro econômico do Brasil. Nós conseguimos
dominar o mercado de Minas Gerais, mas é muito mais fácil crescer no Rio e em São Paulo", declarou o dirigente.
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