São Paulo, segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Quero mais que os outros", afirma Camilo

DO ENVIADO A PEQUIM

O Tiago Camilo campeão e melhor judoca do Mundial de 2007 já era. Segundo ele mesmo, o atleta que estará no tatame de Pequim é muito mais.
"2007 é um parâmetro para todo mundo. As pessoas estão me estudando a partir dali. E eu surpreendi por ter evoluído muito até 2007. E tenho certeza de que evoluí muito de 2007 para cá. Então o objetivo é levar um Tiago muito diferente para a Olimpíada. Melhor, mais preparado, mais focado, mais motivado e querendo mais que todo mundo. Se eu queria no Mundial, estou querendo muito mais agora", afirmou.
Seguro e falando de si na terceira pessoa, mas com o tom de voz sereno do rapaz que surpreendeu em 2000 com a final olímpica aos 18 anos, Camilo diz estar ciente da pressão.
"A gente aprende muita coisa, e hoje vejo que em 2000 não faltou nada. Mas, sim, ficou um desejo de querer mais."
Mais que a prata, que ele já tem, existe só o ouro, o título. Será uma tragédia ficar sem essa medalha, então?
"Nunca precisei provar nada para ninguém. Por tudo que já fiz na minha carreira desde os 16 anos: campeão mundial júnior, juvenil, vice-campeão olímpico, campeão do Pan, do Mundial. Muitas coisas já aconteceram. Na verdade, o Tiago não precisa provar nada com a medalha olímpica. Então não tem desgraça, tragédia, medo. Só a vontade, o querer, o querer vencer, o querer fazer história, o querer repetir um bom feito, um bom resultado."
Para chegar a isso, o meio-médio de 26 anos fala que mentalizou diariamente as dificuldades da Olimpíada. A caminhada começa hoje contra o japonês Takashi Ono.0 (LF)


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Campeões olímpicos repetem a dose
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.