São Paulo, quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Enjoado", atleta largou da raquete

DA REPORTAGEM LOCAL

Evandro chegou a dividir a paixão pelo futebol com o tênis. Quando criança, treinava ambos os esportes.
Ao contrário da aptidão pela bola maior, herdada do pai, o namoro com as bolinhas e a raquete aconteceu de forma inesperada.
A mãe, Dulcinéia, praticava a modalidade em um clube de Blumenau. Evandro, que já jogava futebol em uma escolinha, interessou-se e quis tentar umas rebatidas.
A família, apesar de não passar por apuro financeiro, tinha outras prioridades. "Eu sempre estudei em colégio particular. Então não dava para ter esses luxos, como pagar aula de tênis", diz.
A pedido de Dulcinéia, o professor do clube concordou em deixar o garoto brincar durante os intervalos das aulas. Depois, a treinar de graça. Aos poucos, ele percebeu que Evandro levava jeito para a coisa.
"Comecei a treinar futebol três vezes por semana, e tênis, duas. Cheguei a disputar campeonatos em Santa Catarina contra os melhores tenistas do Estado."
Na época, um catarinense famoso brilhava no esporte. Gustavo Kuerten, porém, não teve influência na escolha. "Comecei por causa da minha mãe, mesmo."
Depois disso, duas coisas fizeram a relação de Evandro com o tênis azedar.
"O clube quis começar a cobrar pelas aulas. E eu estava enjoado dos treinos", afirma o atleta, que até hoje gosta de bater uma bolinha com o irmão, Leandro, e os amigos que reencontra quando vai a Blumenau.
Jogador diferenciado da maioria na hora de se expressar -tem o segundo grau completo-, o camisa 8 palmeirense cultiva outro hábito mais refinado além do tênis. Adora ler livros.
"Prefiro biografias, como a do Garrincha. Mas também leio outras coisas. Recentemente li "O Caçador de Pipas" [do escritor afegão Khaled Hosseini] e gostei bastante", diz o jogador, que também costuma ir ao cinema. (RC)


Texto Anterior: Evandro regressa ao Palmeiras 8 anos depois
Próximo Texto: Data Fifa/hoje: Itália, Espanha e Portugal estréiam novos treinadores
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.