São Paulo, quarta-feira, 21 de setembro de 2011

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Após desavenças, Morumbi fica esvaziado no Majestoso

SÉRIE A Clássico não lota desde que São Paulo reduziu ingressos de rivais

Almeida Rocha/Folhapress
Bilheterias do Morumbi com pouco movimento na venda de ingressos

DE SÃO PAULO

Desde que o São Paulo passou a limitar ingressos para a torcida do Corinthians no Morumbi e efetuar de vez o mando de seu campo no Majestoso, o estádio nunca mais ficou lotado nem o dono da casa venceu o clássico.
Até o final da tarde de ontem, 37.159 ingressos haviam sido comercializados para o jogo decisivo de hoje à noite. Foram postas à venda 62.039 entradas, mas a diretoria são-paulina aposta em pouco mais de 40 mil torcedores no clássico que vale, provisoriamente, a ponta da tabela.
Nos quatro São Paulo x Corinthians no Morumbi nessa nova fase do clássico, o maior público registrado aconteceu na semifinal do Campeonato Paulista de 2009: 45.710 pessoas pagaram para ver o time alvinegro vencer e avançar para a decisão do Estadual.
No duelo recente do São Paulo contra o Atlético-MG, partida festiva por conta do milésimo jogo de Rogério pelo clube tricolor, mais de 60 mil torcedores foram ao Morumbi. Hoje, a desculpa maior para os são-paulinos não lotarem seu estádio são o dia e o horário da partida (quarta-feira, às 21h50).
O São Paulo tem o maior público em um jogo deste Brasileiro (60.514 torcedores, contra o Atlético-MG), mas o Corinthians tem a melhor média de público, com cerca de 27 mil torcedores por jogo.
Hoje, os ingressos para o clássico podem ser adquiridos pela internet, nas bilheterias do Morumbi e em outros cinco pontos de venda. O São Paulo decidiu prolongar o horário de funcionamento das bilheterias do Morumbi hoje para até 18h.
A rivalidade entre Corinthians e São Paulo se acirrou muito em 2009, quando a diretoria tricolor resolveu liberar só 10% dos ingressos para a torcida corintiana. Em contrapartida, nos jogos no Pacaembu os são-paulinos ficam só no "chiqueirinho".
Andres Sanchez, presidente do Corinthians, terminará seu mandato cumprindo a promessa de não mandar mais jogos no Morumbi. O dirigente corintiano, aliás, tem ironizado o estádio são-paulino, comparando o Itaquerão a uma Ferrari, e o Morumbi, a um Fusquinha 66.
O São Paulo, que nunca teve a melhor média de público de uma edição do Brasileiro, levou em média neste Nacional cerca de 20 mil torcedores ao estádio por jogo.
Como várias das maiores arenas do país estão fechadas por conta da Copa de 2014, casos de Maracanã e Mineirão, o São Paulo fatalmente ostentaria a melhor média de público da competição se sua torcida tivesse boa taxa de ocupação do Morumbi.
Pela limitação atual do Pacaembu, o Corinthians não poderia ter média muito além de 35 mil pagantes/jogo se a arena estivesse sempre lotada. (RAFAEL REIS E RODRIGO BUENO)



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