São Paulo, quarta-feira, 23 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RÉGIS ANDAKU

Distrações


Quando mordomia, amores e facilidades aparecem, o tênis tende a desaparecer; será que o circuito virou só vitrine?

RÉGIS ANDAKU
COLUNISTA DA FOLHA

MARAT SAFIN sempre teve vida "regrada". Em Moscou, com a mãe como professora de tênis, nunca fugia da rotina -até porque naquela época rotina era regra na então União Soviética.
Na Espanha, já adolescente, passou parte do tempo domando a língua e a cultura, e o restante treinando para ser tenista de verdade. Até chegar ao topo, as semanas eram iguais: hotel, quadra, hotel, academia, aeroporto, hotel, quadra, academia, hotel, aeroporto etc. O estrelato abriu outras portas: mordomia, festas, carros, champanhe.
"É claro [que essa vida] é muito mais gostosa do que simplesmente jogar", disse certa vez. Frase muito parecida saiu das irmãs Williams.
Uma sonhava ser atriz, outra queria desenhar roupas. Safin passou a festar como nunca, as Williams foram fazer outras coisas. Coincidiu com as piores fases de suas carreiras.
Kim Clijsters levava amigas aos torneios. Ela jogava sozinha, e todas jantavam e festavam juntas. Pouco depois, aposentou-se. Lleyton Hewitt, ex-homem a ser batido, ex de Clijsters, virou pai, e sua mulher está grávida novamente. Alguém o coloca entre os favoritos a algum título?
Mulheres: Andre Agassi desabou no ranking, Pete Sampras sumiu do circuito, e Marcelo Ríos engravidou por acidente. Andy Roddick passou a ver a vida bonita, mesmo ao perder. Todos líderes do ranking, todos viam os rivais ganharem, enquanto o coração batia por alguma mulher.
Justine Henin às vezes tinha preguiça de parar de ler para treinar. Os irmãos Brian formam a melhor dupla do mundo, e se matam no videogame. James Blake, desde que descobriu a usar as funções do i-Pod e do i-Phone, viu o ranking cair. Anastasia Myskina sumiu, engravidou. Roger Federer, Rafael Nadal e Maria Sharapova precisam arranjar hora para gravar comercial da Nike. Ana Ivanovic não sabe como cumprir os compromissos com a Adidas. Ashley Harkleroad, apontada uma vez como esperança americana, sai estampada na capa da "Playboy".
Ao surgirem distrações, o trabalho tende a desaparecer. Assim é na vida, no tênis deveria ser diferente?

NO EQUADOR
Ricardo Mello caiu diante de Giovanni Lapentti na final de Manta.

EM ISTAMBUL
Fernando Meligeni foi vice na etapa turca do circuito sênior da ATP. Perdeu de Goran Ivanisevic.

EM BRASÍLIA
Jorge Lacerda foi reeleito presidente da CBT. Fica até 2013.

AINDA EM BRASÍLIA
Leandro Ribeiro, Paula Gonçalves (18 anos), Guilherme Clezar, Gabriela Ce (16), Thiago Monteiro, Bruna Magalhães (14), Silas Cerqueira e Luana Trautwein (12) foram os campeões do Brasileirão.

reandaku@uol.com.br


Texto Anterior: Made in China
Próximo Texto: Tostão: Não entendo certas coisas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.